Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Astronautas não podem arrotar no espaço? Verdadeiro

A fisiologia não funciona da mesma maneira no espaço, por causa da diferença de gravidade em relação à Terra

MonitoR7|Do R7

A vida no espaço é muito diferente até mesmo nos pequenos hábitos
A vida no espaço é muito diferente até mesmo nos pequenos hábitos A vida no espaço é muito diferente até mesmo nos pequenos hábitos

Viver no espaço realmente não é uma tarefa fácil: além de estarem bem longe de casa, os astronautas precisam viver de forma completamente diferente por um longo período de tempo.

Coisas corriqueiras podem ser perigosas, como mostrou um vídeo no TikTok que fez muita gente perguntar na rede social se é realmente verdade que arrotar fora da Terra é perigoso.

A resposta é sim! No vídeo, a influenciadora Lorrane Olivlet explica os efeitos da microgravidade no corpo humano.

Apesar de parecer algo simples, o arroto é muito diferente no espaço. O ato fisiológico ocorre quando um excesso de gases no estômago precisa ser liberado pela boca. Por ser mais leve, o gás fica "suspenso" no órgão — ou seja, separado do alimento.

Publicidade

Quando a pessoa arrota, o ar é simplesmente liberado sem grandes problemas. Mas, no espaço, a gravidade zero muda completamente esse fenômeno e bagunça a interação de gases no corpo.

Por esse motivo, o alimento, o gás e qualquer líquido flutuam dentro do estômago, aglomerados como bolhas. Sem gravidade, o astronauta vomita ao tentar eliminar uma pequena porção de gás, justamente por ele não estar separado do restante do alimento.

Publicidade

No Twitter, um usuário questionou o astronauta Chris Hadfield, ex-comandante da Estação Espacial Internacional, sobre os astronautas não poderem arrotar.

"Você não pode arrotar no espaço porque o ar, a comida e os líquidos em seu estômago estão flutuando juntos como bolhas grossas. Se você arrotar, vomita na boca. Então, adivinhe para onde vai o ar preso", respondeu Hadfield.

Publicidade

Apesar de não ser algo necessariamente proibido, arrotar no espaço não é uma situação agradável, já que você regurgitaria a refeição. Para evitar que gases sejam produzidos pelo corpo, a alimentação dos astronautas é bastante regrada e restritiva.

Em um vídeo (em inglês) feito diretamente do espaço, o astronauta também mostra como lidar com todas as necessidades fisiológicas bem longe da Terra.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.