Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dá para saber se o produto é brasileiro pelo código de barras?

Os três primeiros dígitos do código indicariam o país onde o item foi fabricado, segundo mensagem viral no Telegram

MonitoR7|Do R7

Código de barras está presente em quase todos os produtos de consumo
Código de barras está presente em quase todos os produtos de consumo Código de barras está presente em quase todos os produtos de consumo

Mensagem popular em grupos de aplicativos faz um apelo em favor da compra de produtos brasileiros. "Se cada brasileiro substituir produtos importados por produtos nacionais, a economia crescerá muito", diz a mensagem. O texto ainda afirma que, com a medida, "muitos empregos serão criados". Em algumas das mensagens, ainda se defende a opção pelos produtos nacionais, em substituição a produtos chineses.

Para identificar os produtos fabricados no Brasil, a mensagem sugere uma estratégia: checar os números do código de barras, um item presente em praticamente todos os produtos de consumo. Segundo a ilustração, se os três primeiros dígitos do código forem os números 7, 8 e 9, nesta ordem, significaria que o item foi produzido em nosso país.

O MonitoR7 apurou que as informações na imagem são incorretas. Os três primeiros dígitos no código de barras das mercadorias indicam, na verdade, o país em que o produto foi registrado, não necessariamente onde que ele foi fabricado.

Por exemplo, o azeite de oliva normalmente é comprado a granel e o produto importado vem para o Brasil em barris. Quando chega em território nacional, este azeite é colocado em um vidro e disponibilizado para compra e consumo. Neste momento, ele recebe o código de barras. Portanto, ele foi apenas registrado no Brasil, recebendo o prefixo 789(ou 790) em seu código de barras, sem ser produzido no país.

Publicidade

Isto pode acontecer também com produtos do Brasil que são exportados. Como o feijão, que também é vendido e transportado a granel para outros países. Ele é ensacado e colocado nas prateleiras no país comprador, recebendo identificação daquele local, sem ser produzido lá.

A numeração do código de barras internacionalmente é feita pela organização GS1, que estabelece parâmetros de comunicação empresarial para mais de 150 países. Na Argentina, o código começa com "779", já Portugal adota o "560".

Publicidade

A estratégia da identificação pelos três primeiros números do código de barras, portanto, não serve para identificar produtos fabricados no Brasil. Ou em outros países. Aqui, para saber se uma mercadoria é produzida no país, a maneira mais rápida e simples é consultar o rótulo do produto, que geralmente indica onde ele foi fabricado.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777.

Mensagem circulando em redes sociais
Mensagem circulando em redes sociais Mensagem circulando em redes sociais

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.