Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

É falsa a afirmação de que tecla 'confirma' anula voto, diz TSE 

Vídeo que circula na internet afirma que apertar o botão para confirmar o voto antes de mensagem anularia a escolha do eleitor

MonitoR7|Renato Souza, do R7, em Brasília

Urna eletrônica
Urna eletrônica Urna eletrônica

Um vídeo que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens traz informações falsas sobre nova funcionalidade nas urnas eletrônicas para as eleições deste ano. Segundo a gravação, o voto será anulado no equipamento caso o eleitor aperte a tecla "confirma" antes do desaparecimento de uma mensagem que foi instalada nas urnas de 2022. Nas imagens, um homem afirma que se apertar a tecla verde antes do tempo o voto será "perdido".

VEJA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a declaração é falsa. Neste ano, as novas urnas receberam uma nova função. Após o eleitor apertar os números do candidato, no canto inferior da tela aparece a frase "confira o seu voto". A mensagem ficará na tela durante 1 segundo, após cada escolha. Quando ela desaparecer, o eleitor poderá apertar a tecla verde.

Leia também: 'Apuração é transparente, auditável e fiscalizada', reafirma Moraes após visita de entidades ao TSE

Publicidade

No entanto, diferentemente do que é afirmado no vídeo, caso aperte antes, dentro do intervalo de 1 segundo, o voto não é perdido. O equipamento, de acordo com o simulador de voto da Justiça Eleitoral, emite um som de alerta, mas logo em seguida libera para que a votação continue.

Após escolha, para deputado estadual ou distrital, para senador, deputado federal ou governador, será emitido um som breve de confirmação. Ao final da votação, a decisão será para presidente. Um som tradicional, o "pililin", mais longo, será emitido pela urna.

Publicidade

"O eleitor que gravou o vídeo deturpa uma nova funcionalidade instalada nas urnas eletrônicas em 2022. A partir destas eleições, o equipamento liberará a confirmação do voto, ou seja, o botão verde "Confirma" vai estar disponível um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. O mesmo vale tanto para os votos em branco quanto para corrigir algum dígito", destaca o TSE.

O site do tribunal disponibilizou um simulador de votos para treinar antes do dia das eleições. Confira AQUI 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.