Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

É verdade que o verde da bandeira representa a vegetação? Duvidoso

Professores explicam o significado das cores e estrelas presentes em um dos principais símbolos criados na República; entenda

MonitoR7|Do R7

Bandeira do Brasil: um dos principais símbolos nacionais da República
Bandeira do Brasil: um dos principais símbolos nacionais da República Bandeira do Brasil: um dos principais símbolos nacionais da República

A bandeira é um símbolo nacional estabelecido pela legislação brasileira, mas sabe qual o significado das cores? Em um vídeo que circula nas redes sociais, o autor afirma que o verde da bandeira não representa a vasta vegetação do país, mas, sim, as cores da família real portuguesa. Seria verdade?

No vídeo publicado por Odir Fontoura no TikTok, ele afirma que não é verdade que o verde representa as matas, que o amarelo é símbolo das riquezas do país e o azul está associado ao mar. Segundo ele, essa é a "maior fake news" da época da escola.

A partir da Independência do Brasil, em 1822, o Brasil precisou criar os seus símbolos nacionais, e o principal deles, sem dúvida, é a bandeira. A bandeira do Brasil imperial, segundo o influenciador, foi a inspiração para a bandeira atual, a republicana.

"O verde é a cor que representa a família Bragança, a casa real de dom Pedro I. O amarelo é a cor dos Habsburgo, casa da imperatriz, dona Leopoldina, esposa de dom Pedro. Verde e amarelo, portanto, as cores das duas famílias unidas." A bandeira republicana seria uma imitação da bandeira imperial.

Publicidade

Aline Pereira, professora de História do Curso Anglo, concorda que a bandeira da República, a que conhecemos, foi inspirada nas cores do Império, no entanto, para ela, com a nova forma de governo, o verde e o amarelo ganharam um novo significado.

"A bandeira do Brasil foi inspirada nas cores da bandeira do Império, a configuração é parecida, o verde e o amarelo ficam, mas o centro é alterado: saem a coroa, a cruz e os ramos de tabaco e café e entra uma esfera azul, com as estrelas que representavam o céu da Proclamação da República e uma faixa com o lema positivista: Ordem e Progresso", explica.

Publicidade

Segundo a professora, logo após a República, o país adotou uma bandeira muito semelhante à americana, com listras e estrelas em um canto. "Décio Vilares idealizou a bandeira republicana, e houve um amplo esforço para que ela fosse legitimada. As cores passaram a trazer os símbolos da época como as estrelas, que representam as províncias — na primeira versão eram 21 e, conforme estados foram sendo anexados ou criados, esse número foi aumentando." 

As cores também ganharam um novo significado no contexto, então, como explica a professora, "o verde representa a vegetação; o amarelo, o ouro e as riquezas; o azul, o céu e os rios; e, por fim, o branco representando a paz com o lema positivista Ordem e Progresso".

“De fato, a bandeira atual do Brasil tem influência da antiga bandeira do Império, em que as cores verde e amarelo estavam associadas à família reinante. O brasão foi substituído pela esfera azul. Mas o apresentador faz uma confusão: as estrelas correspondem ao céu visto do Rio de Janeiro no dia da proclamação da República, e não da Independência. Faltou lembrar, ainda, o lema "Ordem e Progresso", incluído na bandeira por conta da filosofia positivista, que influenciou diversos militares envolvidos na mudança do regime”, diz Thomas Wisiak, professor e coordenador de História do Curso Etapa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.