Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Monitor7

Erupção de vulcão pode causar tsunami no Brasil?

Viralizou nas redes sociais a notícia de que atividades vulcânicas em ilha espanhola poderiam afetar diretamente cidades brasileiras

MonitoR7|Do R7


A possibilidade de um tsunami no Atlântico, que afetaria as cidades do Litoral brasileiro, foi um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, nesta quinta-feira(16). O tsunami seria consequência de uma possível erupção de vulcão localizado na ilha La Palma, no arquipélago das Ilhas Canárias. Apenas no Twitter foram mais de cem mil publicações sobre o assunto. 

Apesar de pertencer à Espanha, a ilha La Palma fica na costa da África, na altura do Marrocos. A ilha tem pouco mais de 700 quilômetros quadrados de área e uma população com menos de 90 mil pessoas. De formação vulcânica, a ilha tem grande cobertura vegetal e é considerada Reserva da Biosfera, pela Unesco.

Na última segunda(13), o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias(Pevolca), elevou o nível de alerta para amarelo, na região da ilha chamada de Cumbre Vieja, onde ficam os vulcões.

O nível amarelo é o segundo de quatro níveis para medir o risco de erupçoes. Com o alerta nível amarelo, são reforçadas as informações destinadas à população, a vigilância e o monitoramento da atividade sísmica e vulcânica.


Entre as postagens sobre o assunto, algumas diziam que existia uma possibilidade de que a erupção fosse seguida de um tsunami. E esse fenômeno, que provoca ondas gigantescas no mar, afetaria a costa brasileira, do nordeste até o Rio de Janeiro.

Ouvido pelo Monitor7, O professor Aderson Nascimento, coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, explicou que as atividades vulcânicas nessa região são comuns e que o nível de alerta atual não é suficiente para causar preocupação. 


O professor afirma que, para chegar ao Brasil, o tsunami teria que ser de grandes proporções. "A atividade vulcânica teria que ser excepcional para derrubar uma parte da ilha e provocar um deslizamento gigantesco em relação ao mar. Se isso acontecesse, poderia haver um tsunami”, segundo Aderson Nascimento.

Portanto, é verdadeiro que a atividade vulcânica nesta ilha espanhola tem potencial para gerar um tsunami que chegaria até a costa brasileira. No entanto, seria uma situação muito atípica, um fenômeno raro. E, pelas informações disponíveis até o momento, seria improvável.


As autoridades locais garantem que monitoram a situação e vão divulgar alertas caso seja registrada alguma mudança significativa.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.