Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estados Unidos doaram mais dinheiro à Ucrânia do que gastaram na guerra do Afeganistão?

Os americanos são os principais provedores de material bélico ao governo de Kiev, que enfrenta a Rússia há quase um ano

MonitoR7|Do R7

Volodmir Zelenski (à esq.) e Joe Biden em encontro nos Estados Unidos
Volodmir Zelenski (à esq.) e Joe Biden em encontro nos Estados Unidos Volodmir Zelenski (à esq.) e Joe Biden em encontro nos Estados Unidos

Um vídeo que circula nas redes sociais desde dezembro afirma que os Estados Unidos já doaram mais dinheiro à Ucrânia do que gastaram nos 20 anos de presença no Afeganistão. A publicação, porém, está completamente equivocada.

Segundo dados do governo americano, o país gastou 849 bilhões de dólares em território afegão desde 2001. Apesar da retirada de tropas, em 2021, Washington continua a pôr dinheiro na região, em uma espécie de auxílio à reconstrução local.

Por sua vez, a gestão de Joe Biden enviou mais de 113 bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia nos últimos 11 meses, o que torna os Estados Unidos o principal provedor de material bélico a Kiev.

Tanto ao Afeganistão quanto à Ucrânia, o país enviou ajuda militar e humanitária.

O governo de Biden é duramente criticado por parte da população americana pela grande quantia de dinheiro enviado à Ucrânia, assim como as gestões de George W. Bush, Barack Obama e Donald Trump foram questionadas pelos altos gastos no Afeganistão, que terminaram com o retorno do Talibã ao poder.

Veja quais países prometeram tanques de guerra à Ucrânia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.