Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falso: foto do traficante Pablo Escobar ao lado do novo presidente da Colômbia é uma montagem

O conteúdo enganoso, que começou a ser compartilhado há uma semana no Brasil, foi desmentido pela imprensa colombiana

MonitoR7|Diego Alejandro, do R7*

A imagem original de Petro foi retirada de um encontro dele com o venezuelano Hugo Chávez
A imagem original de Petro foi retirada de um encontro dele com o venezuelano Hugo Chávez A imagem original de Petro foi retirada de um encontro dele com o venezuelano Hugo Chávez

Uma enxurrada de fake news no Brasil tenta desqualificar o recém-eleito presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Em uma dessas postagens, o político de esquerda estaria junto com o traficante de drogas já morto Pablo Escobar e outros homens. Porém, é uma montagem.

Inicialmente, as mensagens causam desconfiança por terem características típicas desses boatos de redes sociais: caráter vago, tom alarmista, erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

O conteúdo enganoso, que começou a ser compartilhado há uma semana, ainda persiste. Teve mais de mil compartilhamentos no Facebook e no Twitter. "Gustavo Petro: presidente eleito na Colômbia. Narcotraficante das Farc, apoiado pelo PT, cúmplice de Pablo Escobar. Tá bom para vocês?", diz o texto de um dos posts.

A imprensa colombiana já informou que a foto é adulterada e que ela viralizou durante a campanha presidencial.

Publicidade

Leia também

Através da busca reversa da imagem é possível chegar à foto original. Nela pode-se notar o lugar onde o rosto de Gustavo Petro foi inserido. De acordo com o site TinEye, a imagem foi postada na internet pela primeira vez em 18 de setembro de 2015.

O site Colombiacheckpublicou em dezembro de 2021 que a imagem verdadeira de Escobar aparece em várias reportagens no país sobre "a vida de excessos do narcotraficante".

Publicidade
Checagem de dezembro de 2021
Checagem de dezembro de 2021 Checagem de dezembro de 2021

"Na foto original, que tem um plano mais aberto, se observa que a pessoa que está ao lado de Escobar é um homem com bigode." Ao lado deles está também Gustavo Gaviria, primo de Escobar. Como ele morreu em agosto de 1990, diz o Colombiacheck, o registro foi feito antes desse período. 

Já a foto de Petro inserida é de um encontro entre ele e o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez em julho de 1994, em Bogotá. A mesma foto aparece a partir de uma busca simples no Google por "gustavo petro hugo chávez".

Publicidade

Portanto é falso que Petro esteve ao lado de Pablo Escobar. Recentemente, também checamos uma notícia antiga, que foi usada por um deputado federal brasileiro e que insinua que a eleição colombiana foi fraudada . 

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7, que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br

*Estagiário do R7, com edição de Marcos Rogério Lópes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.