Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falso: 'Lucy In The Sky With Diamonds', sucesso dos Beatles, não faz apologia ao uso de drogas

Apesar da sigla LSD, canção fala sobre um desenho feito pelo filho de John Lennon e inspiração em 'Alice no País das Maravilhas'

MonitoR7|Do R7

Grande hit dos Beatles é alvo de dúvidas quanto ao seu significado
Grande hit dos Beatles é alvo de dúvidas quanto ao seu significado Grande hit dos Beatles é alvo de dúvidas quanto ao seu significado

Um dos maiores hits dos Beatles, Lucy In The Sky With Diamons, levanta dúvidas sobre a composição até hoje. A música faz parte do aclamado álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, lançado em 1967.

O cenário colorido que a letra da canção constrói, os elementos fantasiosos e a sigla da faixa (LSD) contribuem para que até os fãs de carteirinha da banda acreditem que a música se trata do uso de drogas.

Porém, a inspiração para a composição foi bem mais simples: um desenho que o filho de John Lennon, Julian, ilustrou aos 4 anos na escola. Lucy, musa inspiradora da obra, era uma amiga do garoto. Segundo o jornal The Guardian, Lucy chegou a dizer que nunca se identificou com a temática da canção.

Veja o desenho que despertou o interesse dos Beatles:

Publicidade
Desenho Julian Lennon: 'Lucy In The Sky With Diamonds'
Desenho Julian Lennon: 'Lucy In The Sky With Diamonds' Desenho Julian Lennon: 'Lucy In The Sky With Diamonds'

O nome que Julian atribuiu a obra era "Lucy no céu com diamantes" (em tradução livre para o português), o mesmo da música. Em declarações sobre a faixa, o filho do astro disse que não sabia o porquê da alcunha ou mesmo porque aquele desenho específico chamou tanto a atenção de John Lennon.

Paul McCartney, que também é compositor da música, já afirmou em entrevistas que se lembra do momento em que o companheiro de banda apareceu com o desenho do filho no estúdio. Os dois disseram que "não tinham percebido" que a sigla da canção era LSD até o lançamento.

Publicidade

Inspirações e referências na composição

O processo de composição da música foi a partir do desenho do filho e de inspirações literárias. Desde pequeno, John Lennon leu muito Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. Em diversos versos da canção, é possível fazer a conexão com o clássico da literatura.

Por exemplo, em "picture yourself in a boat on a river" (se imagine em um barco num rio) — referência ao passeio de barco que Alice faz com a Rainha. Ou como em "follow her down to a bridge by a fountain" (siga-a abaixo em uma ponte através de uma fonte) em que faz uma alusão à garota seguindo o coelho até o buraco que a leva ao país das maravilhas.

Publicidade

Além dos elementos surreais, coloridos e remetendo a doces ao longo de toda a composição, como as "tortas de marshmallow" ou "olhos de tangerina", que também lembram a obra de Carrol.

A mensagem final da canção é outra referência a Alice no País das Maravilhas. Após uma jornada por destinos fantasiosos, a lembrança é a "garota com olhos de caleidoscópio". Assim como a memória da personagem principal, que se lembra das aventuras vividas no sonho dela.

Leia a tradução completa da letra:

Imagine-se em um barco num rio

Com árvores de tangerina e céus de marmelada

Alguém lhe chama, você responde lentamente

Uma garota com olhos de caleidoscópio

Flores de celofane amarelas e verdes

Crescendo por sobre sua cabeça

Procure a menina com o sol em seus olhos

E ela se foi

Lucy no céu com diamantes

Lucy no céu com diamantes

Lucy no céu com diamantes

Siga a até a ponte perto da fonte

Onde pessoas com cavalos de pau comem tortas de marshmelow

Todos sorriem Enquanto você boia passando pelas flores

Que crescem tão inacreditavelmente altas

Táxis de jornais aparecem na costa

Esperando para levá-lo embora

Sobe atrás com sua cabeça nas nuvens

E você se foi

Lucy no céu com diamantes

Lucy no céu com diamantes

Lucy no céu com diamantes

Imagine-se em um trem na estação

Com carregadores de plasticina com gravatas espelhadas

De repente alguém está la na catraca

A garota com olhos de caleidoscópio

Lucy no céu com diamantes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.