Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fifa volta a ser alvo de fake news e desmente possibilidade de partidas com 100 minutos

Federação desmentiu reportagem de jornal italiano que falava em mudanças nas regras dos jogos de futebol já na Copa do Catar

MonitoR7|Ana Luiza Pêgo, do R7*

Presidente da Fifa, Infantino teria justificado necessidade de partidas mais longas
Presidente da Fifa, Infantino teria justificado necessidade de partidas mais longas Presidente da Fifa, Infantino teria justificado necessidade de partidas mais longas

A Fifa negou que está estudando a possibilidade de aumentar o tempo de duração dos jogos de futebol, de 90 para 100 minutos, já na Copa do Catar, no fim deste ano.

Durante esta semana, o jornal Corriere dello Sport, da Itália, noticiou essa suposta intenção, o que já foi suficiente para mobilizar a mídia mundial, os fãs do esporte e até a própria Fifa.

A federação publicou em seu Twitter uma breve nota em que esclarece a questão. "Não haverá alterações nas regras referentes à duração das partidas de futebol para a Copa do Mundo Fifa Catar 2022 ou qualquer outra competição", diz a entidade.

Veja abaixo o tuíte na íntegra:

Publicidade

Segundo a notícia do Corriere dello Sport, tradicional jornal italiano dedicado a esportes, a ideia era começar a mudança já na próxima Copa do Mundo, que será disputada a partir de novembro, no Catar. De acordo com o jornal, a alteração nas regras seria uma vontade do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A motivação do presidente seria aproveitar melhor a duração das partidas, já que a bola "não está rolando". Infantino teria inclusive analisado que o público e os patrocinadores "pagam os 90 minutos, não os 50 que são realmente jogados". 

Publicidade

Lateral com o pé e substituição ilimitada

Não é a primeira vez que a Fifa precisa desmentir rumores desse tipo que surgem na mídia internacional. Em julho do ano passado, por exemplo, jornais estrangeiros publicaram que a federação estudava testar mudanças nas regras do futebol em um campeonato sub-17 na Holanda.

As supostas novas regras incluíam substituições ilimitadas, cobrança de lateral com os pés, cinco minutos de suspensão por cartão amarelo e a paralisação no cronômetro quando a bola estivesse fora de jogo. A federação teria até conversado com o órgão que regulamenta as regras do futebol, o Ifab, para tratar do assunto.

Publicidade

Era tudo mentira. Aliás, as mudanças não foram bem recebidas pelo público em geral. Na ocasião, a Fifa publicou um comunicado em que negava as informações. Também pelo Twitter, a federação desmentiu a fake news.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 99240 7777.

* Estagiária do R7, com edição de Marcos Rogério Lopes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.