Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo dos EUA jamais afirmou ter armas biológicas na Ucrânia

Segundo uma postagem bastante compartilhada no Twitter, a subsecretária de Estado, Victoria Nuland, teria admitido a existência de tais armamentos

MonitoR7|Luana Cataldi, do R7*

Victoria Nuland teme que russos tomem centros de pesquisa americanos na Ucrânia
Victoria Nuland teme que russos tomem centros de pesquisa americanos na Ucrânia Victoria Nuland teme que russos tomem centros de pesquisa americanos na Ucrânia

Uma publicação que afirma que os Estados Unidos têm laboratórios de armas biológicas na Ucrânia foi amplamente difundida nas redes sociais, mas a informação é falsa.

Segundo a postagem, que teve 1.002 retuítes, a subsecretária de Estado dos EUA, Victoria Nuland, admitiu a existência de tais armas, confirmando a narrativa da Rússia.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define armas biológicas como vírus, bactérias, fungos ou toxinas produzidas com a intenção de causar doenças e morte em humanos, animais ou plantas.

No dia 6 de março, a conta oficial do Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia fez uma publicação no Twitter em que afirma que uma operação militar de emergência realizada por seu Exército na Ucrânia concluiu a existência de armas biológicas em laboratórios americanos.

Publicidade

Leia também

O governo chinês apoiou a denúncia da Rússia, e os Estados Unidos e a Ucrânia negaram a existência de tais armas.

Durante uma sessão do Senado americano, a subsecretária Victoria Nuland disse que existem instalações americanas de pesquisa biológica na Ucrânia e que os Estados Unidos temem que forças russas consigam obter o controle delas. Isso impulsionou a criação da fake news publicada no Twitter. Porém, Nuland não falou sobre armas em momento algum da sessão.

Publicidade

O senador Marco Rubio, que estava presente na reunião, afirmou que, se um ataque com armas biológicas viesse a ocorrer, ele partiria da Rússia. Além disso, ele disse que Nuland havia desmentido alegações da Rússia de que os ucranianos estão planejando usar armas biológicas.

Vários outros órgãos públicos americanos negaram a existência de um laboratório com armas biológicas na Ucrânia. Jen Psaki, uma oficial do governo americano e representante da Casa Branca, afirmou em seu Twitter que as alegações da Rússia são falsas.

Publicidade

O Departamento de Defesa e o Departamento de Estado dos EUA também publicaram textos em seus respectivos sites oficiais em que dizem que a Rússia e a China estavam acusando falsamente os Estados Unidos de terem armas biológicas na Ucrânia. Além disso, o porta-voz do secretário de Estado Anthony J. Blinken também fez uma publicação em seu perfil do Twitter em que desmente as acusações.

Por fim, o próprio presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, fez uma publicação em sua página no Facebook em que afirma que nenhuma arma química, ou de qualquer outro tipo, de destruição em massa foi desenvolvida em sua terra. Ele também escreveu que, se a Rússia usar algo assim contra os ucranianos, receberá sanções severas em resposta.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 99240 7777.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Marcos Rogério Lopes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.