Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Guarda britânica tocou hino do Corinthians a pedido da rainha Elizabeth 2ª? Falso

Montagem com imagens de desfile no Reino Unido e áudio do time alvinegro viralizam em mensagens de grupos online

MonitoR7|Do R7

Rainha Elizabeth 2ª não pediu que hino do Corinthians fosse tocado pela Guarda Real britânica
Rainha Elizabeth 2ª não pediu que hino do Corinthians fosse tocado pela Guarda Real britânica Rainha Elizabeth 2ª não pediu que hino do Corinthians fosse tocado pela Guarda Real britânica

O Salve a Rainha de repente virou Salve o Corinthians? Na última segunda-feira (19), Elizabeth 2ª foi enterrada, após dias de homenagens e protocolos reais. As redes sociais não perderam nenhum momento e nenhum clique dos eventos na Inglaterra. No meio de tanto conteúdo, um vídeo em especial chamou atenção, especialmente dos torcedores do Timão.

Apesar do caráter divertido da mensagem, trata-se de uma informação falsa. Em nenhum momento a Guarda Real tocou o hino do alvinegro. No caso, foi feita uma montagem com as imagens originais, de um desfile autêntico da banda dos guardas da Coroa e um áudio de uma performance real dos britânicos.

A mensagem que está sendo compartilhada em grupos de mensagem é curta e diz apenas que o vídeo era "em respeito ao último pedido da rainha". 

O vídeo é antigo e circula, pelo menos, desde 2017. Outras versões da mesma gravação também foram feitas. A torcida do Flamengo repetiu o que foi feito pela torcida corinthiana e espalhou a gravação, com o mesmo conceito de que seria a Guarda britânica tocando.

Publicidade

Alguns elementos permitem identificar o vídeo como falso. A começar pelo fato de duas torcidas diferentes usarem o mesmo vídeo, com o mesmo contexto, mudando apenas o áudio de fundo.

A falta de sincronia entre as imagens dos instrumentos e a música de fundo também apontam o problema do vídeo-montagem. No caso do Flamengo, o hino ainda é tocado errado, sem a parte introdutória tradicional do hino rubro-negro.

Publicidade
Rainha Elizabeth 2ª não pediu que hino do Corinthians fosse tocado pela Guarda Real britânica
Rainha Elizabeth 2ª não pediu que hino do Corinthians fosse tocado pela Guarda Real britânica Rainha Elizabeth 2ª não pediu que hino do Corinthians fosse tocado pela Guarda Real britânica

Por meio de uma busca reversa, é possível encontrar também o mesmo vídeo sendo relacionado ao casamento do filho mais novo de rei Charles 3º, Harry, com a atriz Meghan Markle. Porém, o vídeo é o mesmo, usando, inclusive, o hino do Corinthians. O casamento aconteceu em 2018 e a primeira vez em que a montagem foi publicada foi em 2017.

Dessa forma, é possível concluir que a família real não teria colocado a Guarda da monarca para tocar o hino de um clube de futebol brasileiro e, muito menos, que esse hino teria sido executado errado pela banda britânica.

Publicidade

Portanto, é falso que a Guarda britânica tenha tocado o hino do alvinegro paulista e que esse tenha sido um pedido da própria Elizabeth 2ª. O vídeo é, na realidade, uma montagem e muitos elementos evidenciam que a gravação não é verdadeira.

No fim das contas, o vídeo se tornou uma brincadeira dos dois clubes brasileiros com maior torcida há alguns anos atrás e nos últimos dias voltou a ser compartilhado nas redes. 

Rainha Elizabeth 2ª viveu momentos marcantes também nos esportes; confira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.