Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Homem que aparece atrás de Biden e Zelenski é dublê do presidente ucraniano? Descubra

Narrativa repercutiu no Twitter e em outras plataformas, impulsionada por fontes que alimentam teorias da conspiração

MonitoR7|Do R7, com informações da AFP

Biden e Zelenski sobem as escadas dentro do Palácio Mariinsky, em Kiev, capital da Ucrânia
Biden e Zelenski sobem as escadas dentro do Palácio Mariinsky, em Kiev, capital da Ucrânia Biden e Zelenski sobem as escadas dentro do Palácio Mariinsky, em Kiev, capital da Ucrânia

Circularam nas redes sociais especulações de que um homem retratado atrás do presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante a viagem-surpresa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Kiev, era o dublê ou clone secreto do líder ucraniano. A narrativa repercutiu no Twitter e em outras plataformas, impulsionada por fontes que alimentam teorias da conspiração, como o QAnon, o site Zerohedge e o radialista Stew Peters, conhecido por espalhar desinformação sobre as vacinas contra a Covid-19.

"Zelenski com Biden e… Zelenski? Parece que há uma falha na Matrix", escreveu Peters no Twitter." A TV polonesa acidentalmente mostrou não o Zelenski duas vezes, mas dois ao mesmo tempo", disse um usuário em tuíte de 25 de fevereiro de 2023 compartilhado milhares de vezes. Afirmações semelhantes foram repetidas na plataforma em francês, espanhol, alemão, russo e romeno.

Apesar da semelhança entre Zelenski e o homem retratado na foto, é falso que o rapaz seja o dublê do líder ucraniano. Outras imagens tiradas no mesmo momento, sob ângulos diferentes, mostram que a pessoa que aparece atrás do presidente é Maksym Donets, guarda-costas do chefe de Estado desde 2019.

O vídeo nos posts que rodaram a internet, em que Zelenski e Biden aparecem subindo as escadas dentro do Palácio Mariinsky durante a visita do presidente americano, em 20 de fevereiro de 2023, vem do tabloide polonês Fakt. A filmagem original, publicada no canal do Fakt no YouTube, tem resolução mais alta do que a versão nos posts da internet e evidencia melhor as diferenças entre os dois. Além dos traços faciais distintos, a roupa também não era a mesma. A calça de Donet tinha estampa militar, enquanto a de Zelenski era lisa e da cor verde-musgo.

Publicidade

Donets tem sido frequentemente retratado perto de Zelenski desde que foi nomeado, em 2019. Segundo o Ilta-Sanomat, um tablóide na Finlândia, o guarda-costas "raramente" é visto perto do presidente dentro de casa, "mas, assim que Zelenski se move para fora e em condições mais perigosas", o segurança o segue e fica a apenas alguns passos de distância.

Usuários do Instagram e do TikTok chegaram até a criar páginas de fã-clubes dedicadas a Donets, tamanha é a visibilidade do guarda-costas. Um dos perfis conta com mais de 280.000 seguidores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.