Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Imagem realista de óvni no México foi gerada por uma inteligência artificial? Falso

Foto tirada por mecânico viralizou após aparecer em programa de TV, e usuário do Facebook disse que a criação era dele, mas investigação revelou que alegação era falsa

MonitoR7|Mariana Pacheco, do R7*

Imagem original levantou dúvidas, mesmo que não tenha sido gerada por uma inteligência artificial
Imagem original levantou dúvidas, mesmo que não tenha sido gerada por uma inteligência artificial Imagem original levantou dúvidas, mesmo que não tenha sido gerada por uma inteligência artificial

Uma imagem do que parece ser um óvni viralizou em várias redes sociais após ser compartilhada pela TV mexicana RadioDual Televisión. A presença do objeto não identificado fez surgir várias dúvidas se a foto teria sido modificada e até que o objeto não identificado foi fabricado por uma inteligência artificial.

Originalmente, a imagem foi postada no Facebook em 17 de agosto, por Juan Manuel Sánchez, um mecânico automotivo, onde se espalhou o bastante para chamar a atenção de redes de TV do país e entusiastas do tema.

Em entrevista à RadioDual Televisión, em 2 de setembro, Juan afirmou que estava indo filmar o céu, por causa das nuvens bastante escuras que formavam uma tempestade vindoura, quando acabou registrando o objeto voador não identificado.

"Estávamos trabalhando aqui fora na oficina, quando vimos algumas nuvens muito escuras. Eu queria filmar um vídeo, mas meu telefone estava no modo foto e consegui a primeira foto", explicou Juan na entrevista, que pode ser vista (em espanhol), abaixo.

Publicidade

Apesar das afirmações do mecânico, usuários de redes sociais lançaram uma série de dúvidas sobre a imagem de óvni publicada por ele. Muitos também perguntaram o motivo de não haver mais fotos ou vídeos registrando o objeto.

A dúvida sobre a veracidade da história de Juan cresceu ainda mais quando um homem alegou que a imagem do óvni teria sido criada por meio de uma inteligência artificial.

Publicidade

Um usuário chamado Poncho, do Facebook, fez um post no grupo dedicado à inteligência artificial Midjourney AI, um laboratório de pesquisa responsável por produzir um programa de inteligência artificial que consegue criar imagens por meio de descrições textuais — mais ou menos como o famoso DALL-E 2.

Poncho contrariou as informações dadas por Juan e afirmou que ele teria criado a imagem postada pelo mexicano, por meio de IA.

Publicidade

"Então… mais uma vez uma das minhas postagens aleatórias maliciosas em grupos do Facebook saiu do controle… e agora está no [jornal] The Sun. As pessoas precisam me contratar para criar notícias falsas", escreveu ele na publicação agora deletada no grupo.

Ainda segundo Poncho, ele teria utilizado a seguinte descrição para obter a imagem: "OVNI em alta definição voando sobre uma casa pobre mexicana" (highly defined UFO flying over poor Mexican town house, no original, em inglês). A foto feita por ele através do software teria sido postada em um outro grupo da mesma rede social, mantido por avistadores de óvnis no México.

Com a história de Juan e a revelação de Poncho, a história toda continuou ganhando força — só a explicação de Poncho ganhou mais de 800 curtidas. Mas o próprio Poncho acabou desmascarado em outra rede social, em uma postagem que mostrou em detalhes como a inteligência artificial apontada por ele não é capaz de gerar uma imagem como a publicada por Juan.

Em um grupo do Reddit, o usuário eStuffeBay afirmou que a Midjourney AI não tem a capacidade de criar algo, no caso um óvni, em cima de uma imagem que já existe — além de mostrar que a casa e a rua que aparecem na foto de Juan são reais.

eStuffeBay ainda ressaltou que a mídia mexicana confirmou que a casa e a rua que aparecem na foto são reais. "Não é uma imagem gerada por IA. A 'confissão' é uma mentira descarada e mal fabricada", declarou o usuário no Reddit, respondendo as alegações feitas por Poncho.

O usuário do Reddit mostrou também que o post de Poncho continha a ID da imagem gerada pela inteligência artificial. Uma ID é um identificador único atribuído a cada criação feita pela Midjourney e bastou uma pesquisa para revelar a imagem original criada por Poncho, que tem muito menos definição e detalhes, como pode ser visto abaixo.

Percebendo que havia sido completamente refutado, Poncho apagou o post dois dias depois, em 7 de setembro.

Ainda que definitivamente não tenha sido gerada por uma IA, a desconfiança com a fotografia de Juan prossegue. Não é possível saber com certeza se ela é uma falsificação, mas investigações de entusiastas apresentaram indícios que Juan pode estar apenas querendo chamar atenção da mídia e das redes sociais.

A principal prova é o histórico do mecânico: ele já publicou vídeos tentando provar a existência de fantasmas, e sete anos atrás, já tinha adirmado ter visto um óvni. A conclusão dos usuários do Reddit é que ele gosta de fenômenos paranormais e está apenas em busca de viralizar.

Outras pessoas afirmam que o suposto óvni não passa de um disco de frisbee jogado no ar ou calota de um carro.

Como muitas declarações do tipo, não é possível saber com 100% de certeza se as alegações de Juan Manuel Sánchez são falsas, mas dado o histórico de tentativas dele de provar a existência de óvnis perto da casa, pode-se lançar sérias dúvidas da foto.

*Estagiária do R7, sob supervisão de Filipe Siqueira

LEIA ABAIXO: Divulgadas as primeiras fotos do maior caso óvni do Reino Unido

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.