Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Importante hospital infantil público será demolido e terreno vendido?

Voltou a circular informação sobre demolição do Hospital Darcy Vargas. Terreno, em área nobre de SP, iria para iniciativa privada

MonitoR7|Do R7

Hospital Infantil Darcy Vargas, administrado pelo Governo do Estado de SP
Hospital Infantil Darcy Vargas, administrado pelo Governo do Estado de SP Hospital Infantil Darcy Vargas, administrado pelo Governo do Estado de SP

Localizado em área com mais de 12.500 metros quadrados, no arborizado e luxuoso bairro do Morumbi, em meio a mansões cinematográficas, o Hospital Infantil Darcy Vargas estaria prestes a ser transferido para outro ponto da capital paulista. E seu terreno seria vendido à iniciativa privada.

Essa é a informação que consta de um abaixo-assinado contra a medida, publicado no site da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica(Cipe), em janeiro deste ano. No texto, a entidade afirma que a saída do hospital provocaria riscos à assistência médica pediátrica no estado de São Paulo e até no Brasil.

O hospital Darcy Vargas é referência em casos de média e alta complexidade, tem um setor importante de oncologia pediátrica e fornece consultas em 26 especialidades médicas.

O documento, que já tinha viralizado nas redes sociais na época em que foi publicado, voltou a ser compartilhado nos últimos dias, com a mesma informação. A repercussão do documento chegou a mobilizar deputados estaduais e foi tema de discursos no plenário da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Publicidade

Se confirmado, o negócio certamente envolveria valores muito altos. O hospital fica num dos bairros mais arborizados da cidade de São Paulo, perto de parques públicos, do Jockey Club e do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

A questão é que o próprio texto do abaixo assinado proposto pela Cipe já dizia que o documento foi elaborado depois que a entidade recebeu "uma série de relatos" sobre "uma possível venda do terreno". A entidade ainda afirma que "espera que não seja confirmada a negociação".

Publicidade

A venda ou mesmo cessão do terreno, no entanto, foi desmentida pelo próprio governador João Dória, em tuíte publicado no dia 15 de fevereiro. No texto, ele afirma que o hospital não será demolido e continuará funcionando normalmente no mesmo local. Segundo o governador, um novo hospital infantil será construído em outra região da cidade.

Três dias depois da publicação do texto com o abaixo assinado, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica publicou um outro texto no seu site, informando que a venda do terreno não tinha sido confirmada.

É falsa informação sobre venda do terreno e mudança de local de hospital infantil paulistano
É falsa informação sobre venda do terreno e mudança de local de hospital infantil paulistano É falsa informação sobre venda do terreno e mudança de local de hospital infantil paulistano

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.