Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Medo comum na infância, engolir uma semente pode fazê-la enraizar no estômago?

Especialista explica que os ácidos presentes na região impedem  os grãos de germinar 

MonitoR7|Do R7

Crença voltou a circular nas redes sociais recentemente
Crença voltou a circular nas redes sociais recentemente Crença voltou a circular nas redes sociais recentemente

A ideia de que engolir uma semente pode fazê-la germinar e enraizar no estômago circula entre diversas gerações. Recentemente, uma publicação do Facebook alcançou mais de 95 mil interações, 39 mil compartilhamentos e 2.100 comentários ao fazer menção à crença.

Além de piadas e da nostalgia, a imagem também gerou dúvidas. Houve quem dissesse que ainda pensa que isso pode acontecer, e aqueles que afirmam ter deixado essa ideia na infância.

Porém, engolir uma semente pode ou não fazer com que ela crie raízes no estômago? A resposta, não surpreendentemente, é não.

Segundo o médico gastro-hepatologista Rogério Alves, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o organismo humano é um ambiente inóspito às sementes.

Publicidade

"Não germina porque temos ácidos no estômago. Para uma semente germinar precisa haver adubo, nutriente, terra, por isso, não vai acontecer nada no estômago — é um microambiente que não é feito para plantar nada", explica.

Comentários ficaram divididos entre os que acreditam no mito, e os que não
Comentários ficaram divididos entre os que acreditam no mito, e os que não Comentários ficaram divididos entre os que acreditam no mito, e os que não

No entanto, isso não significa que é correto comer grandes quantidades de sementes.

Publicidade

"O que pode acontecer se você ingerir semente é passar mal, talvez vomite, porque é um corpo estranho que o organismo não está preparado para fazer digestão e para absorver", relata Alves.

Há caroços, como o de abacate (tem substância oxidantes) e os de melancia (rico em vitaminas e sais minerais), que trazem benefícios à saúde. Mas eles devem ser mastigados ou triturados para facilitar a absorção dos nutrientes e a digestão.

Publicidade

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Porém, há sementes que não devem ser ingeridas, como as da maçã, pera e cereja. Isso porque elas têm um composto chamado amigdalina, molécula à base de cianeto e de açúcar.

Quando ele interage com as enzimas do corpo humano, o açúcar é cortado e o restante pode se decompor e produzir cianeto de hidrogênio, que tem efeito tóxico.

Mas, segundo levantamento dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), dos EUA, seria necessário comer em torno de 200 sementes de maçã para sentir os efeitos adversos do cianeto, como dor de cabeça e perda de consciência.

Essa relação também depende do peso corporal da pessoa, do seu nível de tolerância e do tipo de maçã.

Por fim, é importante frisar que a semente não vai germinar no estômago, o corpo humano vai digerir o que for possível e o restante será eliminado por meio das fezes.

Para evitar um mal-estar, não exagerar na quantidade ingerida é essencial, especialmente de sementes que não fazem bem à saúde.

Por que desmaiamos? Conheça as principais causas por trás da perda de consciência

" gallery_id="646b817e1df97b1cd300068e" url_iframe_gallery="monitor7.r7.com/medo-comum-na-infancia-engolir-uma-semente-pode-faze-la-enraizar-no-estomago-03062023"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.