Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mito ou verdade: teste de QI funciona? Saiba o que dizem os especialistas

Testes de QI medem algumas habilidades e só têm validade se realizados por especialistas; teste na internet é furada

MonitoR7|Karla Dunder, do R7

Teste surgiu para ajudar crianças com dificuldades na escola
Teste surgiu para ajudar crianças com dificuldades na escola Teste surgiu para ajudar crianças com dificuldades na escola

Basta entrar em um site de buscas e digitar teste de QI (Quociente de Inteligência) para ver a quantidade de opções disponíveis na internet. A cada dia, uma nova criança é eleita "novo gênio" por entidades e associações que reúnem pessoas extremamente inteligentes ou com QI elevado. Afinal, o teste funciona? Ter um QI alto faz diferença na vida de uma pessoa? 

Para a psicóloga Priscila Gasparini, "os testes realizados em consultórios de profissionais especializados em saúde mental são eficazes e realmente medem a capacidade cognitiva e intelectual do indivíduo", explica. No entanto, como ela observa, há "discussão acerca do que não é mensurado e que atualmente conhecemos como novas inteligências, a exemplo da corporal, sinestésica, espacial, musical, entre outras, que não são habilidades mensuráveis pelo teste".

Leia também

O teste surgiu no século 20 não para identificar gênios, mas para ajudar crianças com dificuldades na escola. Ele passou por uma série de mudanças ao longo dos anos e atualmente traz gráficos conhecidos como Bell Curve (Curva do Sino), que mostram que notas muito altas ou muito baixas são raras. Notas abaixo de 70 são consideradas muito baixas e acima de 121 muito altas.

Para chegar a esses valores, é analisado um conjunto de habilidades verbais, mentais e lógico-matemáticas. O teste não considera outras habilidades, como as emocionais.

Publicidade

No teste de QI os profissionais analisam se a idade mental e a idade cronológica são compatíveis e se a pessoa possui um desenvolvimento cognitivo acima da média para a idade. "Hoje temos testes que avaliam a capacidade de memorização, a lógica, a linguagem, a rapidez do processamento cognitivo, entre outros itens. É importante ressaltar que os testes de QI utilizados pelos psicólogos têm fundamentação cientifica, diferentemente de vários testes disponíveis na internet."

Mas, na prática, o que muda ter um QI alto?

"Ter um QI alto significa que a pessoa tem um bom potencial cognitivo e intelectual, acima da média, tende a responder de forma mais rápida e eficaz a um estímulo e aprende com maior facilidade", conclui Priscila.

Publicidade

Conheça celebridades que tiveram atestado o QI alto

Albert Einstein: QI de 160
Albert Einstein: QI de 160 Albert Einstein: QI de 160

O físico Albert Einstein, que desenvolveu a teoria da relatividade, tinha QI de 160 pontos. Outro físico brilhante, Stephen Hawking alcançou a mesma pontuação.

Steve Jobs, cofundador da Apple, tinha 140 pontos. Já seu concorrente no ramo da informática, Bill Gates, tem QI de 162 pontos.

O russo Garry Kasparov, considerado um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos, possui também uma das maiores pontuações no teste de QI: 190.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.