Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por que a imagem do leão virou o símbolo do Imposto de Renda?

Origem dessa associação veio em campanha publicitária do Fisco de 1980, que foi veiculada durante dez anos

MonitoR7|Johnny Negreiros, do R7*

Impostos são a forma de um governo se financiar e cumprir suas obrigações
Impostos são a forma de um governo se financiar e cumprir suas obrigações Impostos são a forma de um governo se financiar e cumprir suas obrigações

Imposto é algo impopular desde sempre. Documentos históricos revelam insatisfação por causa dos tributos em diferentes civilizações em todo o mundo, em diversos momentos da humanidade.

No Brasil, o órgão responsável por recolher os impostos para o governo é a Receita Federal. O símbolo do Fisco é o leão. Porém, o motivo de esse animal ser a mascote ainda é dúvida para muitos.

O animal passou a ser associado ao Fisco a partir de 1980. Naquele ano, foi criado o Programa Imposto de Renda, que tinha o objetivo de explicar mudanças no tributo que estavam sendo realizadas em 1979.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Na campanha publicitária, o protagonista foi justamente um leão. O felino tinha o objetivo de convencer o contribuinte de que o pagamento dos impostos era importante e fortalecia o governo brasileiro.

Publicidade

“O leão surgiu como símbolo da Receita Federal no fim da década de 1970, com o intuito de conseguir propagar a mensagem do governo e gerar mais arrecadações. Na época, a escolha do animal se deu porque o felino é considerado o rei da selva, representa força e, apesar de descansar boa parte de seu dia, ele ataca para proteger seu território. O leão é leal, manso e justo”, explica Lilia Horta, professora de publicidade e propaganda da Universidade São Judas.

Leia também

Confira um exemplo:

Publicidade

De lá para cá, o animal se tornou um símbolo reconhecido em todo o país e uma marca associada ao Imposto de Renda no Brasil. A série de peças de propaganda ficou no ar durante dez anos. Cerca de 30 comerciais foram produzidos.

“Essa constante repetição acabou fazendo com que as pessoas associassem o animal ao governo. O Imposto de Renda então passou a ter um rosto”, explica Horta.

O que é o IR

Instituído no Brasil em 1922, o Imposto de Renda é um encargo federal cobrado anualmente sobre a renda, seja para pessoas físicas, seja para jurídicas. O contribuinte deve pagar ao Estado certa porcentagem de seus ganhos. O IR é universal e atinge qualquer rendimento tributável do contribuinte.

Neste ano, o prazo para a declaração do imposto de renda se encerrará nesta quarta-feira, dia 31 de maio.

*Sob supervisão de Ana Vinhas

Leilão da Receita online tem Gol por R$ 600 e Tucson por R$ 2,5 mil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.