Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Protestos contra 'lockdown' foram reprimidos pelo governo da Colômbia?

Nas redes sociais, um vídeo de protestos com repressão policial é relacionado a supostas manifestações contrárias a quarentena nas cidades colombianas. 

MonitoR7|Do R7

Protestos contra 'lockdown' foram reprimidos pelo governo da Colômbia?
Protestos contra 'lockdown' foram reprimidos pelo governo da Colômbia? Protestos contra 'lockdown' foram reprimidos pelo governo da Colômbia?

Em tom alarmista, uma publicação em grupo virtual de mensagens alerta sobre atuação do Exército colombiano contra protestos de resistência ao "lockdown" naquele país. A publicação vem acompanhada de um vídeo, com imagens realmente impressionantes. E abre com a palavra "Urgente" em destaque, indicando que aquela situação seria recente.

Um dos trechos da mensagem diz que a ordem foi dada pelo presidente da Colômbia, para "matar qualquer um". E que o Exército está "atirando nas pessoas nas ruas, matando todos que vêem pela frente". Até o momento dessa checagem, a postagem já havia recebido mais de 2,8 mil visualizações.

O vídeo mostra manifestantes correndo pelas ruas da cidade, enquanto ao fundo é possível ouvir barulho e clarões semelhantes aos produzidos por tiros. Ainda, é possível identificar um carro de polícia e uo que parecem ser bombas de efeito moral, usadas para dispersar multidões. 

O vídeo é real, mas foi gravado em maio de 2021. O MonitoR7 apurou, através de uma pesquisa em um banco de dados online e uma busca reversa em redes sociais, que a gravação é de um dos protestos que aconteceram na cidade de Bogotá, ainda no começo desse ano.

Continua após a publicidade

Nas publicação, a informação sobre o local em que as imagens foram gravadas também está errado. Ali se afirma que vídeo foi feito na cidade de Medellín.

Na época, diversas manifestações tomaram o país, por conta de um projeto de reforma tributária. Os protestos tiveram início em abril e serviram de resposta à proposta de aumento dos impostos.

Continua após a publicidade

A forma das manifestações acabou levando à retirada do projeto. Ainda assim, as manifestações continuaram por mais alguns dias. Depois, passaram a ter como alvos a violência policial, a pobreza e a crise de saúde na Colômbia.

Além da capital, outras cidades foram alvos de manifestações, como Cali. Lá houve toques de recolher e o governo federal enviou reforço policial para a cidade. Os protestos duraram cerca de um mês e contabilizaram dezenas de mortos, entre civis e policiais. 

Continua após a publicidade

Jovens que participavam das manifestações alegaram que os policiais fizeram uso de gás lacrimogêneo na tentativa de controlar os protestos. Assim, a repressão violenta por parte da polícia, dita na mensagem apurada, realmente aconteceu.

Portanto, se trata de uma alegação enganosa. A mensagem que circula nos grupos é alarmista, apelativa e ainda distorce as circunstâncias da gravação. Apesar de ter sido feita em meio a manifestações na Colômbia, a gravação não tem nenhuma relação com protestos contrários ao "lockdown". Além disso, diferentemente do que diz a legenda da publicação, os fatos mostrados não são recentes.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

É enganoso que governo colombiano reprimiu protestos, violentamente, contra 'lockdown'
É enganoso que governo colombiano reprimiu protestos, violentamente, contra 'lockdown' É enganoso que governo colombiano reprimiu protestos, violentamente, contra 'lockdown'

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.