Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Avenida de Brasília com bandeiras do Brasil e uma faixa vermelha?

Avenida de Brasília com bandeiras do Brasil e uma faixa vermelha?

Vídeo mostra estas bandeiras em mastros do Eixo Monumental. "Rapaz, como é que permitiram uma coisa dessas!"

Flâmulas representando Brasil e Guiné-Bissaú hasteadas em frente ao Planalto

Flâmulas representando Brasil e Guiné-Bissaú hasteadas em frente ao Planalto

Foto: Marcos Corrêa/PR

O Monitor7 recebeu de um leitor o pedido de verificação de vídeo que circula em grupos de mensagens e em redes sociais, sobre bandeiras nas cores verde, amarela e vermelha, em mastros nas ruas de Brasília. Para o homem que gravou o vídeo e não se identifica, "colocaram uma faixa vermelha na nossa bandeira".

No vídeo, o homem, de dentro de um carro, passa pelo Eixo Monumental, principal avenida de Brasília, e mostra uma longa sequência destas bandeiras tricolores. Ele demonstra indignação. “Como que permitiram uma coisa dessas!”. E afirma que isso é um sinal de "guerra". Sem dizer a quem se refere, ele ainda diz que "eles não estão mais escondendo, né?".

A interpretação do autor do vídeo, no entanto, é equivocada. O que aparece no vídeo não representa movimentos ou partidos políticos. São flâmulas nas cores da bandeira da Guiné-Bissau, país localizado na África Ocidental que também tem o português como língua oficial.

Durante o dia, o engano foi percebido por outras pessoas, nas redes sociais. Um tuíte que ironiza a reação do autor do vídeo foi curtido por mais de 1.700 pessoas e retuitado por quase 500 contas. 

As flâmulas foram colocadas nos mastros do Eixo Monumental porque o presidente Jair Bolsonaro(sem partido) se encontrou na tarde desta terça-feira(24) com o general Umaro Sissoco Embaló, presidente da República da Guiné Bissau, no Palácio do Planalto, localizado no Eixo. 

Em arquivo oficial de imagens do Palácio do Planalto, onde são colocados os registros da Presidência da República, entre várias imagens da visita oficial do político africano estão fotos com as flâmulas do Brasil e de Guiné-Bissaú na mesma avenida que aparece no vídeo. 

Em contato com o MonitoR7, o Ministério das Relações Exteriores confirmou a informação de que as flâmulas instaladas em Brasília representam o país africano: "O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, realiza visita de Estado ao Brasil entre 23 e 28 de agosto. Em visitas de Estado, a praxe é instalar flâmulas com as cores nacionais do Brasil e do país visitante", informa a nota do Itamaraty.

Print de uma publicação no twitter que acusava erroneamente o motivo da colocação da bandeira

Print de uma publicação no twitter que acusava erroneamente o motivo da colocação da bandeira

Reprodução/ Artes: R7

Últimas