Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Barragem do RN foi inaugurada esse ano pelo Governo Federal? 

Barragem do RN foi inaugurada esse ano pelo Governo Federal? 

Postagem diz que atual governo teria concluído a obra  da segunda maior barragem do Rio Grande do Norte.

Barragem de Santa Cruz do Apodi, no Rio Grande do Norte (RN)

Barragem de Santa Cruz do Apodi, no Rio Grande do Norte (RN)

Picasa 2.7

Uma postagem viral no Twitter diz que a Barragem de Santa Cruz do Apodi, no Rio Grande do Norte, foi completada no governo Bolsonaro - "Figueiredo disse que não tinha dinheiro, FHC prometeu, BNDES liberou os recursos. Lula e Dilma também não fez (sic), Bolsonaro não prometeu, fez em 1 Ano e 8  meses", diz a legenda da publicação, junto a um vídeo da própria barragem.

A postagem está sendo amplamente compartilhada, alcançando quase 5 mil visualizações, mil curtidas e 500 retweets.

A barragem é a segunda maior do estado potiguar, com cerca de 599.712.000 m³ de capacidade. E de fato ela ajuda diversos municípios, principalmente com a irrigação de plantações, considerando que 72% de sua produção é destinada à agricultura, segundo um relatório da Agência Nacional de Águas.

Ainda segundo o mesmo documento, pode-se conferir que a publicação viral se trata de uma fake news. A data do ano de conclusão da obra é 2002. Ou seja, não foi concluída no atual governo, mas no de Fernando Henrique Cardoso.

Na época, foram investidos na obra R$ 140 milhões e, deste total, o governo federal participou com 50% dos recursos, sendo o resto financiado pelo governo estadual, que estava na gestão do então governador Garibaldi Alves Filho (MDB).

O projeto foi elaborado em 1988, no governo Sarney - mais uma divergência à publicação, que dizia que começou com Figueiredo - e posto em prática dois anos após, mas apenas completado em 2002.

Em conclusão, Jair Bolsonaro (Sem partido) não teve nenhuma relação com a construção da Barragem de Santa Cruz do Apodi.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Reprodução/ Arte R7

Últimas