Estados Unidos

MonitoR7 Biden criou passagens em cerca construída por Trump nos Estados Unidos? Entenda

Biden criou passagens em cerca construída por Trump nos Estados Unidos? Entenda

Senador republicano afirmou que governo democrata abriu barreira intencionalmente para permitir a imigração ilegal

  • MonitoR7 | Maria Cunha*, do R7

Resumindo a Notícia

  • Publicação do senador Ted Cruz, do partido republicano dos EUA, repercutiu nas redes sociais.
  • Biden teria criado 'passagens' na fronteira com o México para permitir imigração ilegal.
  • Funcionários da imigração dos EUA abriram espaços para evitar danos de fortes chuvas.
  • Medida ocorre durante a temporada de monções do estado de Arizona desde 2009.
Aberturas em cerca na fronteira entre EUA e México foram motivo de polêmica

Aberturas em cerca na fronteira entre EUA e México foram motivo de polêmica

Reprodução/TikTok/@alibradleytv

Uma publicação do senador Ted Cruz, do Partido Republicano, repercutiu nas redes sociais após afirmar que a gestão do presidente Joe Biden, do Partido Democrata, teria aberto a cerca que divide a fronteira do Arizona com o México para que imigrantes ilegais entrassem no país.

Na postagem, Cruz compartilhou um vídeo das aberturas dos portões no X (plataforma anteriormente conhecida como Twitter), com uma legenda que dizia: “A administração Biden abriu o muro da fronteira de Trump em Tucson, Arizona. Não é uma crise [de imigração]. É intencional". Cruz ainda acrescentou ao próprio comentário: “Isso… é… loucura.”

A informação também foi compartilhada por diversos outros usuários, os quais chegaram até a utilizaram a tag #ImpeachBiden. Entretanto, ainda que o vídeo seja verdadeiro, é falso que as cercas foram abertas para facilitar a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. 

Para evitar danos causados ​​por fortes chuvas, os funcionários da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) abrem espaços ao longo da cerca da fronteira sul do Arizona, durante a temporada de monções do estado —  que geralmente ocorre de meados de junho até o final de setembro — desde 2009.

“As cercas no setor de Tucson foram construídas em vários momentos entre 2009-2021”, disse o porta-voz do CBP. “Ao longo da história da infra-estrutura, durante a época das monções e antes de potenciais chuvas fortes ou inundações, o CBP abriu comportas de drenagem de águas pluviais para garantir uma drenagem adequada e minimizar potenciais impactos na infra-estrutura.”

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump ergueu, durante o período em que governou o país, uma cerca para separar a fronteira dos Estados Unidos com o México. Para isso, Trump utilizou US$ 16,4 bilhões (cerca de R$ 80 bilhões) para expandir a construção de barreiras ao longo da fronteira sul. A construção, com pouco mais de 730 quilômetros de extensão, atravessa quatro estados: Novo México, Arizona, Califórnia e Texas. 

*Sob supervisão de Pedro Marques

Biden e governo do Texas entram em atrito por boias anti-imigrantes na fronteira com o México

Últimas