Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Boneco do Fofão tinha uma faca escondida dentro do corpo? 

Lenda urbana ganhou força nos anos 80 e provocou pânico em pais e crianças

MonitoR7|Lello Lopes, do R7

Com o sucesso de M3GAN no cinema e nas redes sociais, os bonecos assustadores ganham novo fôlego na cultura pop. E trazem de volta algumas lendas urbanas brasileiras.

Uma delas é sobre o boneco do Fofão, personagem marcante em programas infantis nos anos 80 e 90. Diz a lenda que no interior do boneco tinha uma faca ou adaga negra e que o boneco atacava pessoas.

Apesar de o Fofão ter mesmo um material parecido com uma faca em seu interior, a história é falsa, como revelou na década passada Orival Pessini, a mente criativa por trás do personagem, e Deusenir Prieto, um dos criadores do boneco.

Quem era o Fofão

Fofão e o seu boneco
Fofão e o seu boneco Fofão e o seu boneco

Fofão foi um personagem criado e interpretado pelo ator, cantor e artista plástico Orival Pessini. Alienígena do planeta Fofolândia, ele era uma mistura de cachorro, porco, urso e palhaço e tinha como características uma grande bochecha e mãos e pés peludos.

Publicidade

A estreia na TV aconteceu no programa Balão Mágico, em 1983. Logo o personagem caiu no gosto do público, e Fofão ganhou um programa próprio, a TV Fofão, que ficou no ar de 1986 a 1989.

Fofão também foi protagonista de um filme, Fofão e a Nave sem Rumo, de 1989. E de um novo programa na televisão, entre 1994 e 1996.

Publicidade

Pessini também emprestou sua voz a Fofão para que ele gravasse músicas. Ao todo foram oito álbuns de estúdio e uma coletânea do personagem. Em 2013, ao comemorar 30 anos de existência, Fofão fez uma turnê pelo Brasil e cantou ao lado de Ivete Sangalo e Kiko, do seriado Chaves.

O personagem foi aposentado com a morte de Pessini, aos 72 anos, em 2016. Mas até hoje é homenageado pelo país e é um dos integrantes originais da Carreta Furacão.

Publicidade

A lenda urbana

Aproveitando o sucesso do personagem na TV, a fabricante de brinquedos Mimo lançou nos anos 80 o boneco do Fofão. Foram vendidos mais de 4 milhões de unidades.

O boneco tinha a cabeça de plástico e o corpo de pano, com enchimento. Ao apertar o peito e a barriga, era possível sentir um objeto pontudo dentro dele. Foi o suficiente para se espalhar a lenda de que ele carregava uma faca.

Numa época sem internet, o boato passou de boca a boca e ganhou detalhes: Fofão atacava e matava as crianças ou obrigava as pessoas a fazerem algo que não queriam.

Quem tinha a coragem de abrir o boneco se assustava. De fato tinha algo parecido com uma faca dentro dele.

O mistério foi totalmente resolvido em entrevista de Pessini ao programa Roberto Justus+, exibido pela RecordTV em maio de 2014.

"Como o corpo era mole e a cabeça pesada, então tinha uma rodela, onde era encaixado o pescoço do boneco, e dessa rodela saía um pino plástico que se encaixava no corpo do boneco e ele ficava direitinho assim", explicou Pessini. 

Em 2015, Deusenir Prieto, gerente do departamento de engenharia da Mimo nos anos 80, deu entrevista à revista Mundo Estranho e corroborou a explicação.

Como o enchimento do boneco era de isopor muito compactado, eles precisavam de um objeto que conseguisse penetrar nas fibras para fazer a junção da cabeça com o corpo.

Por isso, a Mimo decidiu usar essa estrutura de plástico firme dentro do Fofão. Segundo Deusenir, apesar de ser um objeto pontiagudo, ele seguia as normas de segurança para brinquedos na época.

E, é claro, não há nenhum relato comprovado de que alguma criança tenha sido atacada pelo boneco.

Veja quais são os sete bonecos mais assustadores do cinema

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.