Café requentado se torna tóxico?

Processo de degradação da bebida é iniciado após 25 minutos de seu preparo e pode gerar desconfortos gástricos

  • MonitoR7 | Giovanna Borielo, do R7

Bebida passa por degradação de componentes ao esfriar

Bebida passa por degradação de componentes ao esfriar

Freepik/seninvpetro

Muito se acredita popularmente que requentar o café pode gerar efeitos adversos. Mas, afinal, tomar café requentado é tóxico ao organismo?

De acordo com a endocrinologista e metabologista da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) Thais Mussi, a resposta é sim.

Isso ocorre porque, além da destruição do aroma e do gosto de queimado, há uma degradação de substâncias, como de óleos e da própria cafeína.

A nutricionista Gabriela Cilla complementa: "Isso vem do conceito amargo, que aumenta a nossa salivação, nossa produção de enzimas hepáticas. Quando requentamos, há uma maior degradação [do conceito amargo]. Então os óleos essenciais, a cafeína, que dão esse sabor amargo, acabam ficando com um gosto de queimado. Essa reação química faz com que caia a qualidade do café".

Dada essa mudança nos aromas, a toxicidade pode se apresentar com sintomas como azia, indigestão, dores de cabeça e até mesmo o refluxo. 

• Compartilhe esta notícia no WattsApp 

  Compartilhe esta notícia no Telegram

Assim, as especialistas advertem que não há um modo seguro de reaquecer o café ou que não provoque efeitos tóxicos.

O ideal é sempre fazer o café e consumi-lo na hora, ou no máximo deixar a água quente em uma garrafa térmica para poder passá-lo posteriormente.

"Após 25 minutos, aproximadamente, começa o processo de oxidação do café. O ideal, realmente, é fazer um café fresquinho e tomá-lo em uma hora, no máximo", explica Thais.

Caso haja uma sobra grande da bebida, o recomendado é descartar e fazer uma nova, complementa Gabriela.

Outra alternativa que a nutricionista oferece é a mudança na preparação, utilizando o café que já perdeu a temperatura e, assim, consumir em macchiato ou smoothie, que são feitas com a bebida fria ou gelada.

Caso a pessoa já tenha bebido o café requentado, a endocrinologista afirma que é possível contornar os efeitos tóxicos elevando o consumo de água após a ingestão.

Dia Mundial do Café: veja 7 benefícios oferecidos pela bebida para a saúde e bem-estar

Últimas