Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Café requentado se torna tóxico?

Processo de degradação da bebida é iniciado após 25 minutos de seu preparo e pode gerar desconfortos gástricos

MonitoR7|Giovanna Borielo, do R7

Bebida passa por degradação de componentes ao esfriar
Bebida passa por degradação de componentes ao esfriar Bebida passa por degradação de componentes ao esfriar

Muito se acredita popularmente que requentar o café pode gerar efeitos adversos. Mas, afinal, tomar café requentado é tóxico ao organismo?

De acordo com a endocrinologista e metabologista da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) Thais Mussi, a resposta é sim.

Isso ocorre porque, além da destruição do aroma e do gosto de queimado, há uma degradação de substâncias, como de óleos e da própria cafeína.

A nutricionista Gabriela Cilla complementa: "Isso vem do conceito amargo, que aumenta a nossa salivação, nossa produção de enzimas hepáticas. Quando requentamos, há uma maior degradação [do conceito amargo]. Então os óleos essenciais, a cafeína, que dão esse sabor amargo, acabam ficando com um gosto de queimado. Essa reação química faz com que caia a qualidade do café".

Publicidade

Dada essa mudança nos aromas, a toxicidade pode se apresentar com sintomas como azia, indigestão, dores de cabeça e até mesmo o refluxo. 

• Compartilhe esta notícia no WattsApp 

Publicidade

Compartilhe esta notícia no Telegram

Assim, as especialistas advertem que não há um modo seguro de reaquecer o café ou que não provoque efeitos tóxicos.

Publicidade

O ideal é sempre fazer o café e consumi-lo na hora, ou no máximo deixar a água quente em uma garrafa térmica para poder passá-lo posteriormente.

"Após 25 minutos, aproximadamente, começa o processo de oxidação do café. O ideal, realmente, é fazer um café fresquinho e tomá-lo em uma hora, no máximo", explica Thais.

Caso haja uma sobra grande da bebida, o recomendado é descartar e fazer uma nova, complementa Gabriela.

Leia também

Outra alternativa que a nutricionista oferece é a mudança na preparação, utilizando o café que já perdeu a temperatura e, assim, consumir em macchiato ou smoothie, que são feitas com a bebida fria ou gelada.

Caso a pessoa já tenha bebido o café requentado, a endocrinologista afirma que é possível contornar os efeitos tóxicos elevando o consumo de água após a ingestão.

Dia Mundial do Café: veja 7 benefícios oferecidos pela bebida para a saúde e bem-estar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.