Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Caixa manda mensagens sobre dinheiro esquecido?

Caixa manda mensagens sobre dinheiro esquecido?

Mensagens estão chegando a algumas pessoas, com informação do valor disponível e oferta de agendamento para sacar o dinheiro

Prédio da Caixa Econômica Federal em Brasilia-DF

Prédio da Caixa Econômica Federal em Brasilia-DF

Marcelo Camargo/Agência Brasil - 24.03.2021

Quase todos os brasileiros com conta em banco se animaram quando o Banco Central anunciou que iria liberar valores esquecidos nas contas. A iniciativa começou a funcionar no 7 passado. Para isso, o Banco Central criou um site específico para o interessado checar se tem algum dinheiro para receber. 

No entanto, mensagens em aplicativos estão chegando a algumas pessoas, oferecendo um caminho mais fácil. Um leitor do MonitoR7 recebeu uma dessas mensagens e nos pediu para checar as informações. 

O nosso leitor afirma que já recebeu o mesmo recado mais de uma vez, enviado de números diferentes. Segundo a mensagem, trata-se de um "correspondente bancário da Caixa Econômica". O texto afirma que, através de uma checagem pelo CPF do nosso leitor, foi verificado que ele teria um "saldo pendente" de R$ 894,50. Além de informar o valor disponível, sem solicitação do cliente, o correspondente bancário ainda oferece, gentilmente: "Gostaria de agendar o seu saque?"

O MonitoR7 entrou em contato com a Caixa Econômica Federal, que esclareceu que "a Caixa ou seus correspondentes bancários Caixa Aqui não enviam links e não entram em contato com clientes para oferecer consulta ou saque de valores a receber".

O banco orienta que "os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis".

A resposta da Caixa Econômica Federal não esclarece apenas que a mensagem recebida por nosso leitor é falsa. Ela também já dá uma indicação de qual seria o objetivo dessa "falsa gentileza". Nosso leitor não tentou agendar o saque mas, certamente, se fizesse isso teria sido solicitada a ele uma série de informações, como números de conta-corrente, agência e talvez até senha. A mensagem é uma tentativa de golpe.

A própria Caixa Econômica Federal dá dicas para evitar estas fraudes: "Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas; desconfie de mensagens solicitando dinheiro, mesmo sendo pessoas próximas, pois o telefone pode ter sido clonado; desconfie de SMS, e-mail ou qualquer forma de comunicação dizendo ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita; links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário."

Sobre o programa do Banco Central destinado a distribuir valores que os brasileiros esqueceram em contas bancárias, tudo é feito apenas pelo site criado pelo BC especificamente para isso: valoresareceber.bcb.gov.br. O próprio interessado pode verificar se está entre os que têm algum valor a receber, qual é esse valor e como poderá recuperá-lo. Não há outra forma de acessar esses valores.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Caixa não está enviando mensagens sobre saques de dinheiro esquecido

Caixa não está enviando mensagens sobre saques de dinheiro esquecido

REPRODUÇÃO/ARTE R7

Últimas