Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carnaval 2022 foi cancelado no Rio de Janeiro?

Publicação em rede social afirma que a folia está oficialmente cancelada na capital fluminense

MonitoR7|Do R7

Sambódromo, Rio de Janeiro
Sambódromo, Rio de Janeiro Sambódromo, Rio de Janeiro

Com o surgimento de uma nova variante do coronavírus, as celebrações com aglomeração estão sendo colocadas em cheque. A descoberta da Ômicron, identificada inicialmente na África do Sul, com casos já confirmados em mais de 20 países(inclusive no Brasil), está fazendo os governos reavaliarem o que fazer com as medidas de restrição, adotadas para conter novas contaminações. Especialmente no caso de grandes eventos, que começaram a ser liberados recentemente.

Dois dos eventos que mais geram aglomerações no Brasil estão no foco das preocupações: reveillon e carnaval. As comemorações de Reveillon já foram canceladas em diversas cidades do país, inclusive capitais turísticas, como Salvador, Recife e Fortaleza. Na cidade do Rio de Janeiro, que costuma receber o maior público da virada de ano, a festa, por enquanto, está mantida.

E o carnaval? Uma postagem no Facebook mostra uma foto do sambódromo do Rio de Janeiro, vazio. Sobre a imagem, a legenda: "Carnaval 2022 está cancelado". Até o momento desta checagem, a publicação já tinha recebido mais de cinco mil interações.

Apesar da afirmação feita pelo autor da postagem, até esta terça-feira(01), a Prefeitura do Rio de Janeiro não oficializou nenhum cancelamento dos eventos de carnaval. Neste dia, aliás, o prefeito Eduardo Paes disse que "não vai cancelar eventos, como o réveillon e o carnaval e criar pânico na população" antes de ter sustentação técnica sobre a variante ômicron do coronavírus.

Publicidade

Em vídeo publicado em suas redes sociais na segunda-feira passada (29), Paes diz que ainda não há nada definido e que "ter planejamento para um evento não significa que ele vai ser realizado". Ainda no mesmo discurso, o prefeito reforça que a ciência "sempre foi e sempre será" fundamental. "A verdade dos fatos não pode ser contestada diante dos dados científicos" completou Paes.

O prefeito confirmou que a cidade está pronta para celebrar o Carnaval 2022, mas enfatizou que as celebrações só acontecerão se as condições sanitárias forem seguras.

Publicidade

Portanto, a informação da publicação é falsa. Não existe nenhum cancelamento oficial do carnaval nas duas maiores cidades do país. São Paulo e Rio de Janeiro ainda não bateram o martelo sobre a folia do ano que vem. Ambas aguardam posicionamento técnico sobre a situação da pandemia. Outras cidades com celebrações expressivas seguem a mesma linha, como Salvador e Recife.

Atualmente, o estado de São Paulo registra cerca de 76% da população elegível completamente vacinada. No Rio, o número é semelhante, com 72% da população elegível já com esquema vacinal completo. Em escala nacional, o Brasil conta com cerca de 63% da população completamente imunizada. Os dados são dos portais informativos de cada um dos governos estaduais e da Our World in Data, respectivamente.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

É falsa informação sobre cancelamento do Carnaval no Rio. Prefeitura ainda avalia
É falsa informação sobre cancelamento do Carnaval no Rio. Prefeitura ainda avalia É falsa informação sobre cancelamento do Carnaval no Rio. Prefeitura ainda avalia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.