China

MonitoR7 Cientista-chefe dos EUA acusado de mentir sobre coronavírus?

Cientista-chefe dos EUA acusado de mentir sobre coronavírus?

Senadores acusam Anthony Fauci de bancar laboratório em Wuhan, cidade chinesa em que surgiu o SARS-COV-2

Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas(NIAID)

Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas(NIAID)

EPA/EFE/Arquivo

Um tuíte do jornalista e escritor Guilherme Fiúza(@GFiuza_Oficial) recebeu quase 20 mil curtidas e seis mil compartilhamentos até a noite deste domingo(12). Nele, Fiúza coloca um atalho para reportagem em vídeo da SkyNews da Austrália, sobre Anthony Fauci, um dos principais conselheiros na área de Saúde do governo de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.

No texto do tuíte, o jornalista afirma que senadores dos Estados Unidos acusaram Fauci de bancar "a manipulação do coronavírus no laboratório de Wuhan, cidade chinesa onde surgiu a pandemia". 

O senador Tom Cotton, eleito pelo Partido Republicano no estado de Arkansas, realmente acusou Anthony Fauci de ter mentido ao Congresso, ao "reter informações" e "rejeitar explicações plausíveis sobre a origem da Covid".

O senador defende a demissão do cientista. Além de consultor do presidente dos EUA, Anthony Fauci é diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas(NIAID). Outros dois senadores fazem as mesmas denúncias e defendem as mesmas medidas: Marsha Blackburn(Tenesee) e Rand Paul(Kentucky), os dois também republicanos.

A reação dos políticos se deve à divulgação de documentos que apresentam indícios de que o instituto dirigido por Fauci, NIAID, teria dado "sinal verde" para "propostas de financiamento não publicadas" de pesquisas com camundongos humanizados(que receberam genes humanos).

As pesquisas foram desenvolvidas em laboratórios de Wuhan, cidade chinesa em que o vírus foi inicialmente identificado. Anthony Fauci vinha negando que sua agência tivesse financiado pesquisas desse tipo em laboratórios de Wuhan.

A pesquisa feita com camundongos que receberam genes humanos é um dos principais argumentos das pessoas que defendem que o coronavírus possa ter se originado de engenharia genética em laboratório. Nos Estados Unidos, as hashtags #faucilied(Fauci mentiu) e #arrestfauci(prendam Fauci) foram muito usadas nos últimos dias.

Os novos documentos sobre o tema foram obtidos pelo portal "The Intercept", através da lei de acesso à informação dos Estados Unidos(Freedom of Information Act). O portal conseguiu acesso a mais de 900 documentos sobre o assunto.

Em sua defesa, Anthony Fauci afirmou que os ataques a ele são ataques à ciência. E que "todas as coisas sobre as quais falei consistentemente desde o início foram fundamentalmente baseadas na ciência".

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

Tuíte trata de acusação feita por senadores dos EUA contra Anthony Fauci

Tuíte trata de acusação feita por senadores dos EUA contra Anthony Fauci

Arte R7

Últimas