Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Código de conduta para torcedores na Copa do Catar proíbe álcool e música alta? Falso

Código de conduta para torcedores na Copa do Catar proíbe álcool e música alta? Falso

Montagem inventou supostas regras para quem vai acompanhar o Mundial no país sede; Fifa desmentiu parte das restrições

Estádio Lusail será o palco do primeiro jogo do Brasil e da final da Copa do Mundo

Estádio Lusail será o palco do primeiro jogo do Brasil e da final da Copa do Mundo

REUTERS/Ibraheem Al Omari

A pouco mais de um mês para a Copa do Mundo, os torcedores e fãs de futebol mal conseguem segurar a ansiedade. Na última segunda-feira (17), a Fifa e todo cômite organizador do Catar 2022 fizeram uma coletiva que trouxe ainda mais expectativas para o maior torneio de seleções do mundo.

A reunião aproveitou para abordar um assunto que inundou a internet nas últimas semanas. Nas redes sociais, começou a circular uma espécie de "código de conduta" para a Copa do Mundo, no qual havia as supostas regras a serem seguidas pelos torcedores que fossem até o Catar assistir ao Mundial.

Dentre as regras inventadas, foram citadas normas de comportamento no país. Segundo o suposto comunicado, os turistas não poderiam consumir álcool, ouvir música em volume alto, namorar e tirar fotos sem autorização.

Essas, ainda que com algumas restrições, são informações informações falsas. O perfil oficial do Cômite de Organização e Legado da Copa do Catar fez questão de desmentir a nota nas redes sociais.

Através de uma publicação na conta em espanhol, a Fifa afirmou que "A peça 'Qatar Welcomes You', que está circulando nas redes sociais, não é de uma fonte oficial e contém informações incorretas. Pedimos fortemente os fãs e visitantes a confiarem apenas em fontes oficiais dos organizadores do torneio para qualquer tipo de conselho ou dica de viagem para a Copa do Mundo".

No comunicado oficial da federação, os organizadores afirmam que em breve emitirão um guia para os torcedores sobre tudo que envolve o Mundial.

Nos últimos dias, o presidente-executivo do evento afirmou que, no Catar, serão designadas áreas para os torcedores bêbados recobrarem a sobriedade. A venda de bebidas álcoolicas terá horários restritos durante o torneio.

O Mundial é o primeiro a ser realizado em um país muçulmano com controle rígido sobre o álcool. Por mais que seja controlado na Copa, até com preços acima dos praticados normalmente em outros países, a informação de proibição, como no informativo, não procede.

"Os organizadores do torneio deixaram claro desde o início que todos são bem-vindos para visitar o Qatar e curtir a Copa do Mundo da Fifa. O Qatar sempre foi uma nação aberta, tolerante e acolhedora. Os torcedores e visitantes internacionais durante a Copa do Mundo da Fifa poderão ver isso por experiência própria", conclui a nota.

Falas do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e do CEO da Copa do Mundo, Nasser Al Khater, em coletiva de imprensa, em Doha, reforçaram esse clima de festa.

"Estamos ansiosos para receber fãs e jogadores de todo o mundo enquanto experimentam nossa hospitalidade acolhedora, vasta gama de opções de entretenimento", disse Nasser.

“Sempre dissemos que o Catar entregará a melhor edição de todos os tempos da Copa do Mundo da FIFA. Tudo está pronto e todos são bem-vindos”, afirmou Infantino

É falsa imagem com diretrizes de comportamento no Catar, durante a Copa do Mundo

É falsa imagem com diretrizes de comportamento no Catar, durante a Copa do Mundo

Montagem R7/Reprodução

Durante a coletiva, o presidente ainda falou sobre a quantidade de ingressos vendidos até o momento para o Mundial. De acordo com Infantino, o número de bilhetes adquiridos para o Mundial está perto dos 3 milhões. Os países com mais entradas compradas são Catar, Estados Unidos e Arábia Saudita.

Em agosto, a Fifa confirmou que o Mundial do Catar foi adiantado em um dia. A abertura do torneio vai ocorrer no dia 20 de novembro, e não no dia 21, como antes planejado. A seleção brasileira estreia no dia 24 de novembro, contra a Sérvia.

Diga 'xis'! Mundial de Vôlei e Champions League estão entre as melhores fotos da semana; confira

Últimas