Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

China

MonitoR7 Crianças foram afastadas dos pais após caso de Covid na China?

Crianças foram afastadas dos pais após caso de Covid na China?

Em grupos virtuais, circulam imagens de estudantes de uma escola de Pequim que teriam sido mantidos em quarentena por causa de um caso positivo de Covid-19 entre os funcionários da unidade de ensino 

  • MonitoR7 | Do R7

Crianças fizeram lockdown em escola na China?

Crianças fizeram lockdown em escola na China?

16.09.13/AFP PHOTO/ WANG ZHAO

Nas redes sociais, circulam publicações que afirmam que estudantes foram mantidos em quarentena por uma noite, longe dos pais, em uma escola na China. O motivo do isolamento teria sido o teste positivo para Covid-19 de um professor que trabalhava no campus. O vídeo é curto e mostra, de longe, as crianças com trajes de proteção, usados como EPI (equipamento de proteção individual), enquanto andam em fila. 

As imagens foram publicadas no Weibo, plataforma de interação virtual chinesa, por um perfil com 6 milhões de seguidores. A postagem recebeu mais de 670 mil visualizações e 2,6 mil curtidas. Além de circular no Weibo, o vídeo se espalhou em grupos do Facebook.

Trata-se de uma notícia verdadeira. De acordo com a imprensa local, na última segunda-feira (1º), a escola primária experimental Huajiadi, no distrito de Chaoyang, em Pequim, foi fechada às pressas depois que um dos membros da equipe de funcionários testou positivo para a Covid-19.   

Segundo o jornal britânico The Guardian, os pais foram chamados à unidade de ensino e precisaram esperar horas até que alguém desse informações sobre as crianças que estavam proibidas de sair. Os alunos têm entre 7 e 12 anos, estima-se.

Perto da meia-noite, horário local, o diretor da instituição foi ao encontro dos pais, reunidos em um local da escola, e disse a eles que os estudantes estavam sendo testados e deveriam passar a noite ali, podendo sair somente na manhã seguinte, depois que todos os resultados fossem liberados.

Conforme relatos, foi solicitado aos pais e responsáveis que providenciassem roupas para ser entregues às crianças. O diretor ainda teria informado que alguns dos alunos seriam enviados a instalações de quarentena centralizadas por 14 dias, podendo ser acompanhados por um adulto: pai, mãe ou responsável. Todos os funcionários e estudantes foram testados, e a escola está temporariamente fechada.

O incidente, que chamou a atenção nas redes sociais, ocorreu enquanto a capital da China passa por imposições rígidas de controle da pandemia. A Comissão Nacional de Saúde divulgou, na quarta-feira (3), 93 novos casos sintomáticos de Covid-19 no país. Essa foi a maior contagem de casos diários desde o começo de agosto na China. Em Pequim, especificamente, foram registrados nove novos casos, o índice mais alto da capital neste ano.

É fato, portanto, que algumas crianças foram mantidas em isolamento compulsório, sem os pais, em uma escola na China. A medida foi adotada depois de um professor testar positivo para Covid-19. O regime comunista, desde o começo da pandemia, adota políticas rígidas de restrição e controle sanitário. A China registrou cerca de 4,6 mil mortes entre 97,5 mil casos.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

É fato que crianças foram submetidas a quarentena em escola na China

É fato que crianças foram submetidas a quarentena em escola na China

Reprodução/Arte R7

Últimas