Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Deputado ficou de cueca em protesto contra fome e corrupção?

Viralizou no Facebook discurso feito por parlamentar que tirou a roupa durante votação no México

MonitoR7|Do R7

Antonio García Conejo, político mexicano, atualmente é senador
Antonio García Conejo, político mexicano, atualmente é senador Antonio García Conejo, político mexicano, atualmente é senador

Circula no Facebook uma publicação em que um deputado no México, em protesto contra a corrupção, que causava fome e desemprego na população, ficou apenas de cueca no parlamento. Na publicação, o político Antonio García Conejo aparece vestindo apenas a roupa íntima e as outras peças de roupas estão no chão. 

Segundo o autor da publicação, no discurso, Conejo teria dito a seguinte frase: "Tens vergonha de me ver nu, mas não tens vergonha de ver o teu povo nas ruas pelado, sem sapatos, desesperado, desempregado e com fome após roubar todos os seus bens, mas acima de tudo o futuro". Publicado em outubro do ano passado, o post voltou a ganhar força na rede nesta semana e já ultrapassa os 35 mil compartilhamentos.

No entanto, é não é verdade que o parlamentar tenha feito esse discurso ou que tenha protestado contra a corrupção. De fato, durante um debate na Câmara dos Deputados do México, em dezembro de 2013, sobre a reforma energética do país, Conejo foi até o palanque e fez discurso contrário às privatizações desse setor, e durante a fala, tirou a roupa.

Na época, o México passava por uma série de mudanças na legislação e reformas aprovadas ampliavam as possibilidades de participação de empresas privadas e estrangeiras em negócios com o governo local. Na fala, Antonio García, que na época fazia parte da oposição, também fez críticas às privatizações nas áreas de telefonia e ferrovias. 

Publicidade

“Não tenho vergonha, porque é isso que eles estão fazendo. Tiraram e privatizaram os telefones do México e onde está o benefício?”, declarou o deputado enquanto tirava a calça.

Portanto, é verdadeiro que o deputado tenha tirado a roupa no meio do parlamento mexicano. No entanto, o discurso contra a corrupção atribuído a ele nas publicações virais nas redes sociais é falso.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

Político mexicano realmente tirou as roupas durante discussão na Câmara, mas discurso atribuído a ele é falso
Político mexicano realmente tirou as roupas durante discussão na Câmara, mas discurso atribuído a ele é falso Político mexicano realmente tirou as roupas durante discussão na Câmara, mas discurso atribuído a ele é falso

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.