COMBATE ÀS FAKE NEWS

MonitoR7 Doações para Turquia e Síria estão indo parar na Ucrânia?

Doações para Turquia e Síria estão indo parar na Ucrânia?

A instituição que arrecada fundos para os três países utiliza a mesma conta bancária há anos e levanta suspeitas na internet

  • MonitoR7 | Larissa Crippa*, do R7

Internauta postou em seu perfil um print do recebimento do dinheiro pela mesma conta, ironizando a divisão de fundos

Internauta postou em seu perfil um print do recebimento do dinheiro pela mesma conta, ironizando a divisão de fundos

Reprodução Twitter/@DasEcholot

A organização humanitária alemã Donation Account Nothilfe está arrecadando fundos para ajudar as vítimas do terremoto que devastou a Síria e a Turquia, além dos cidadãos ucranianos afetados pela guerra.

No entanto, boatos de que todo o dinheiro arrecadado está sendo enviado apenas à Ucrânia provocou revolta nas redes sociais. As especulações afirmam que o dinheiro levantado, além de tudo, estaria sendo usado para enviar armamentos para ser usados na guerra na Europa.

Apesar da repercussão da história, as informações são falsas, tanto o suposto desvio quanto as teorias sobre o propósito do dinheiro.

O que acontece é que a organização humanitária utiliza a mesma conta bancária há anos, e as doações para situações do tipo são encaminhadas à "Conta de doações para auxílio emergencial".

Depois que o dinheiro chega, as verbas são direcionadas para suas respectivas finalidades, por meio de um sistema que utiliza algoritmos e palavras-chave.

Além disso, os fundos só podem ser utilizados para ajuda humanitária, então o financiamento de armas, por exemplo, nem seria possível. 

Em um post provocativo, um usuário questiona por que as doações aparecem sob o mesmo Iban (International Bank Account Number) e garante que é muita ingenuidade acreditar que exista uma separação. 

"Nós doamos para armas", comenta outro usuário em seu perfil pessoal. 

Apesar de mentirosas, as afirmações viralizaram e causaram preocupação. A instituição, porém, vem contribuindo para diversas causas há anos, e sempre utilizando o mesmo Iban, em conjunto, inclusive, com outras instituições de caridade. 

Últimas