Resumindo a Notícia
- É falso que manifestantes incendiaram a embaixada de Israel em Manama, no Bahrein.
- O vídeo não é uma montagem, mas está sendo compartilhado sob um contexto falso.
- Imagens foram gravadas há anos e não tem relação com a guerra entre Israel e Hamas.
Manifestantes lançam coquetéis molotov
Reprodução / TwitterÉ falso um vídeo que mostra supostos manifestantes incendiando a Embaixada de Israel em Manama, capital do Bahrein, país no Oriente Médio. As imagens vêm circulando amplamente nas redes sociais sob esse pretexto, em meio a escalada da guerra entre o Exército de Israel e o grupo terrorista Hamas.
"URGENTE: A embaixada de Israel no Bahrein foi incendiada esta noite por coquetéis molotov", escreveu um usuário no X (antigo Twitter), em post escrito em francês.
O vídeo em questão não é uma montagem, mas está sendo compartilhado sob um contexto falso.
Segundo apurou a agência de notícias Reuters, o vídeo nada tem a ver com a guerra em curso em Israel e na Faixa de Gaza. As imagens mostram manifestantes jogando coquetéis molotov em uma delegacia de polícia na vila de Sitra, no Bahrein. Não está claro quando exatamente o vídeo foi gravado, mas de acordo com a agência de fact-checking Snopes, o incidente pode ter ocorrido "em agosto ou novembro de 2012".
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
No último dia 19 de outubro, Israel esvaziou várias de suas embaixadas no Oriente Médio, incluindo suas representações diplomáticas na Turquia, no Bahrein e no Marrocos, conforme o site oficial da Autoridade de Radiodifusão de Israel.
A autoridade israelense acrescentou que "a embaixada na Jordânia foi evacuada no início da guerra por ordem do ministro das Relações Exteriores, Eli Cohen, e do diretor-geral do ministério".
Segundo afirmou à agência de notícias AFP uma fonte próxima ao caso, a evacuação dos diplomatas na Turquia se dá por medida de segurança. Israel pediu a seus cidadãos que saíssem da Turquia o mais rápido possível, citando "ameaças terroristas" crescentes no exterior, de acordo com o consulado de Israel em Istambul.
A fonte informou que o alerta de segurança para os viajantes israelenses na Turquia foi "elevada ao nível 4, o mais alto" da escala. Israel e Turquia retomaram no ano passado suas relações diplomáticas após uma década.