Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A biometria será obrigatória nas eleições de 2022?

Texto compartilhado nas redes sociais afirma que o cadastro da biometria será obrigatório para se votar nas eleições de 2022, mas a imprensa está escondendo isso! Será verdade?  A afirmação começou a ser compartilhada através de grupos do WhatsApp e do Telegram no final de janeiro de 2022 e afirma que só poderá votar em […] O post A biometria será obrigatória nas eleições de 2022? apareceu primeiro em E-farsas.

E-Farsas|

Texto compartilhado nas redes sociais afirma que o cadastro da biometria será obrigatório para se votar nas eleições de 2022, mas a imprensa está escondendo isso! Será verdade? 

A afirmação começou a ser compartilhada através de grupos do WhatsApp e do Telegram no final de janeiro de 2022 e afirma que só poderá votar em 2022 quem tiver a biometria devidamente cadastrada no TSE!

O texto ainda afirma que a imprensa não está anunciando isso para favorecer a vitória da Esquerda.

Será que isso é verdade mesmo? A biometria será obrigatória para se votar em 2022?

Publicidade
E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Texto de uma das versões compartilhadas no WhatsApp: “BIOMETRIA PARA ELEIÇÃO Muita atenção: o cadastro eleitoral se encerra em 04 de maio de 2022. Quem não tiver cadastrado a BIOMETRIA até lá NÃO PODERÁ VOTAR!!! Já observou como a esquerda, a “imprensa” (os “jornazistas”) e até o TSE estão caladinhos sobre isto??? “Eles”, que são organizados, já se cadastraram, certamente!!! No Chile, devido à abstenção eleitoral de mais de 50%, colocaram um drogado de extrema esquerdista no poder! Aqui, vão tentar o mesmo impedindo o eleitor de votar!!! Divulgue, essa é a oportunidade para que os “verdadeiros interessados”, em ter uma eleição limpa e democrática, participe.” (foto: Reprodução/WhatsApp Web)

Verdade ou mentira?

O cadastro da biometria é um processo criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que consiste em cadastrar as impressões digitais dos eleitores com a finalidade de agilizar sua identificação na hora de votar. Além disso, a identificação no local da votação por meio das impressões digitais garante que uma pessoa não vote no lugar da outra.

Publicidade

Iniciado nas Eleições de 2008 em alguns municípios, a identificação biométrica foi ampliada pela Justiça Eleitoral para mais 57 outros municípios e o projeto foi se ampliando a cada novo pleito. 

Acontece que, devido à pandemia do novo coronavirus, o TSE atendeu ao Plano de Segurança Sanitária – elaborado pelo TSE em parceria com o Ministério da Saúde – e não solicitou a identificação biométrica do eleitorado nas eleições de 2020.

Publicidade

Agora, para as eleições de 2022, a exigência da biometria para votar continuou suspensa. Ou seja, segundo o próprio TSE, não é preciso estar com a biometria cadastrada para votar em 2022, portanto a afirmação que se espalhou em janeiro de 2022 é falsa!

Basta um documento com foto

A Justiça eleitoral esclarece que, de acordo com a Resolução TSE nº 23.669/2021, os documentos que serão aceitos como forma de comprovação da identidade da eleitora ou eleitor no dia da votação são: 

carteira de identidade; identidade social; passaporte; carteira de categoria profissional reconhecida por lei; certificado de reservista; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação.

Ainda, para quem já têm a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, e possível se identificar através do aplicativo e-Título como forma de identificação.

Conclusão

É falsa a afirmação de que a biometria será obrigatória para se votar nas eleições de 2022!

O post A biometria será obrigatória nas eleições de 2022? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.