Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A FIFA vai manter os pés do Pelé em exposição no museu?

É verdade que a família do Rei do Futebol autorizou a FIFA a manter os pés do Pelé em exposição no seu museu? A notícia começou...

E-Farsas|

É verdade que a família do Rei do Futebol autorizou a FIFA a manter os pés do Pelé em exposição no seu museu?

A notícia começou a se espalhar em português e em vários outros idiomas no começo de janeiro de 2023, sendo compartilhada nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas. 

Segundo que o se espalhou, a FIFA teria afirmado que ficaria com os pés do Pelé para deixá-los em exposição no museu do futebol. De acordo com a agência de notícias TNT Sports, a família do Rei do Futebol já teria autorizado o pedido feito pela entidade.

Será que isso é verdade?

Publicidade
E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Texto que acompanha as imagens: “Notícia de última hora – FIFA vai manter os pés do Pelé no museu. A família de Pelé deu permissão pra isso!” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A primeira coisa que fizemos foi uma busca no site da Federação Internacional de Futebol (FIFA) sobre o anúncio da exposição dos pés do Pelé em seu museu e não encontramos nada a respeito. A federação fez uma página com homenagens ao atleta falecido no dia 29 de dezembro de 2022 e em nenhum momento cita que ficará com os pés do Rei.

Publicidade

Também não encontramos nenhuma publicação sobre isso nas redes sociais da FIFA, como no Twitter ou no Instagram.

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Versão do rumor que se espalhou em outros países, em inglês (reprodução/Facebook)

Publicidade

Como a colagem de imagens cita a agência TNT Sports como fonte, procuramos em seu site alguma notícia relacionada e também não encontramos nada.

Sobre a foto dos pés de Pelé, ela foi tirada pela fotógrafa americana Annie Leibovitz, em 1981, e postada no dia 23 de outubro de 2020 – aniversário do Rei Pelé – na sua conta do Instagram:

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Reprodução/Instagram

Origens

Em algumas das publicações que se espalharam através das redes sociais é possível notar a marca d’água de uma página do Facebook chamada “Sarcasm Football Nepal“. Lá., eles deixam bem claro que suas postagens são humorísticas, se descrevendo como “Líder de humor sobre futebol do Nepal”.

Conclusão

Não é verdade que a FIFA ficou com os pés do Rei Pelé para deixá-los em exposição em seu museu! A história falsa começou em uma página de humor nepalesa, no Facebook!

O post A FIFA vai manter os pés do Pelé em exposição no museu? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.