Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A Finlândia terá jornada de trabalho de 6 horas e de 4 dias por semana?

É verdade que os trabalhadores finlandeses agora vão trabalhar apenas 6 horas por dia e 4 dias por semana em todo o país? A notícia se espalhou através das redes sociais e da publicação em diversos sites e blogs na primeira semana de janeiro de 2020 e chamou a atenção para uma suposta mudança nas […] O post A Finlândia terá jornada de trabalho de 6 horas e de 4 dias por semana? apareceu primeiro em E-farsas - Desvendando fake news desde 2002!.

E-Farsas|

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

É verdade que os trabalhadores finlandeses agora vão trabalhar apenas 6 horas por dia e 4 dias por semana em todo o país?

A notícia se espalhou através das redes sociais e da publicação em diversos sites e blogs na primeira semana de janeiro de 2020 e chamou a atenção para uma suposta mudança nas leis trabalhistas da Finlândia. Os trabalhadores daquele país agora passarão a trabalhar menos horas por dia e menos dias por semana.

De acordo com o texto amplamente compartilhado, a primeira-ministra Sanna Marin teria justificado a medida, explicando que a isso beneficia o trabalhador e aumenta a produtividade.

Será que isso é verdade ou mentira?

Publicidade
E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

A Finlândia reduziu para 6 horas a jornada diária de trabalho? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Publicidade

No dia 04 de janeiro de 2020, o jornal La Voix du Nord publicou uma notícia onde afirmava que a primeira-ministra finlandesa teria proposto uma redução nas horas de trabalho no país. Rapidamente, outros sites, como o Cnews, começaram a espalhar que a decisão já havia sido tomada e que a nova jornada dos finlandeses já havia começado!

Acontece que, na verdade, tudo não passou de um “mal-entendido”, pois Marin realmente falou sobre seu desejo em reduzir a jornada trabalhista dos finlandeses em agosto de 2019, durante um painel de discussão, mas ela sugeriu duas opções: um dia útil de seis horas ou uma semana útil de quatro dias.

Publicidade

Lembrando que essas foram apenas sugestões, idéias a serem consideradas e somente isso. Nada foi votado e/ou colocado em prática!

A ideia foi publicada por Sanna Marin em seu perfil no Twitter no dia 19 de agosto de 2019, quando ela ainda nem era primeira-ministra.

Tudo indica que o site austríaco Kontrast resolveu desenterrar essa sugestão de Sanna, de agosto de 2019, numa reportagem em dezembro de 2019 (poucos dias após a posse da primeira-ministra).

Como podemos ver no programa de governo de Sanna Marin, publicado no dia 10 de dezembro de 2019, não há nenhuma menção à redução das horas de trabalho daquele país.

Algumas horas após a publicação, o jornal Cnews corrigiu a sua reportagem, explicando que a informação da redução da jornada de trabalho dos finlandeses era errada!

Sarin é a mais nova chefe de governo do mundo?

Sanna Marin é a primeira-ministra da Finlândia e foi também a chefe de governo mais nova do mundo. Ela assumiu o cargo em 10 de dezembro de 2019 e só perdeu seu título de líder estatal mais nova do mundo em 07 de janeiro de 2020, quando o chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, assumiu o cargo aos 33 anos de idade.

Conclusão

A notícia afirmando que a Finlândia reduziu o horário de trabalho para 6 horas por dia e para 4 dias por semana é falsa!

O post A Finlândia terá jornada de trabalho de 6 horas e de 4 dias por semana? apareceu primeiro em E-farsas - Desvendando fake news desde 2002!.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.