E-Farsas É verdade que o famoso papel de parede do Windows 10 não foi criado com CGI?

É verdade que o famoso papel de parede do Windows 10 não foi criado com CGI?

Imagens mostram supostos bastidores da imagem de uma janela, usada como papel de parede do Windows 10! É verdade que ela é uma fotografia...

E-Farsas

Imagens mostram supostos bastidores da imagem de uma janela, usada como papel de parede do Windows 10! É verdade que ela é uma fotografia?

A colagem de fotos voltou a se espalhar nas redes sociais no final de dezembro de 2023, e mostra uma séria de imagens de um grupo de pessoas fotografando uma janela. De acordo com o texto que as acompanha, esse seria o registro dos bastidores de uma das imagens mais conhecidas do mundo: a janela do papel de parede do Windows 10, da Microsoft.

A imagem, ao contrário do que muita gente pensa, não teria sido feita com computação gráfica, mas o resultado de fotógrafos talentosos!

Será que isso é verdade ou mentira?

E-Farsas

E-Farsas

E-Farsas
É verdade que a imagem do papel de parede do Windows 10 não foi feita com CGI? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

O sistema operacional Windows 10 foi lançado pela gigante Microsoft em julho de 2015, em substituição ao seu antecessor, o Windows 8.1, e em menos de 24 horas já havia alcançado a marca de 14 milhões de cópias vendidas. Até a chegada de seu sucessor, o Windows 11, a Microsoft havia vendido mais de 1,5 bilhões de cópias desse software.

Uma das imagens mais famosas da versão 10 é, sem dúvida, a do papel de parede azulado de uma janela com raios de luz passando por entre seus vidros. E a curiosidade é que ela não foi feita com computação gráfica, mas com uma série de fotografias tiradas de uma janela cenográfica.

Segundo a desenvolvedora do Windows, foram feitas mais de 3.000 fotografias com altíssima resolução em um estúdio cuja janela havia sido preparada para receber raios de luz de um projetor. As melhores imagens foram selecionadas e distribuídas em camadas até chegar no resultado que conhecemos bem.

O trabalho reuniu vários profissionais e teve a direção-geral da agência Gmunk. Abaixo, um pouco dos bastidores da produção:

Já falamos aqui no E-farsas sobre outro papel de parede de uma versão antiga do Windows. Em novembro de 2011, verificamos que o icônico papel de parede do Windows XP é de uma paisagem real!

Charles O'Rear - Fotografo da famosa Bliss - (Carolyn Younger)

Charles O'Rear - Fotografo da famosa Bliss - (Carolyn Younger)

E-Farsas
Charles O’Rear – Fotografo da famosa Bliss – (Carolyn Younger)

Conclusão

É verdade que o famoso papel de parede do Windows 10 não foi criado com computação gráfica. A criação teve uma ajudinha de edições digitais apenas para juntar as várias camadas de fotos tiradas em estúdio de uma janela cenográfica!

O post É verdade que o famoso papel de parede do Windows 10 não foi criado com CGI? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas