Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram manifestantes incendiando prédios em protesto contra medidas comunistas do presidente chileno Gabriel Boric! Será verdade?
As imagens começaram a circular no final de setembro de 2022, e mostram – em 10 vídeos curtos – manifestantes depredando patrimônios públicos, incendiando carros, trens e estações de metrô, sendo contidos firmemente pela polícia. O texto que acompanha as imagens afirma que os protestos estariam ocorrendo no Chile, contra as medidas comunistas impostas pelo presidente Gabriel Boric.
Será que isso é verdade ou mentira?
E-Farsas
E-FarsasVerdade ou mentira?
Os vídeos são reais, mas são de 2017 e 2019!
As cenas do edifício em chamas foram gravadas no dia 18 de novembro de 2019, em frente ao prédio da companhia de distribuição de energia elétrica na capital chilena, Santiago. O incêndio teve início durante protestos realizados nas proximidades, motivados pela alta do preço da passagem do metrô, e consumiu cerca de 12 andares.
A Enel Chile, afetada pelo incêndio, emitiu uma nota alegando que o incêndio foi causado intencionalmente, quando “um grupo de desconhecidos atacou as dependências do edifício corporativo, especificamente a escada de emergência“.
O vídeo de um incêndio em uma estação pode ser visto nessa reportagem da mesma ocasião, em novembro de 2019, quando manifestantes depredaram estações em protesto contra o aumento das passagens de metrô de Santiago. O movimento, que começou com estudantes pulando catracas, evoluiu para estações queimadas, confrontos nas ruas e resultou em 11 mortes.
Os demais vídeos compartilhados são da mesma ocasião e se referem a diversos atos de protesto da população. Na época, o presidente do Chile era Sebastián Piñera, que ficou no poder até 11 de março de 2022, quando foi substituído por Gabriel Boric.
A única exceção é o vídeo que mostra um veículo amarelo atropelando policiais, pois trata-se de uma filmagem feita em 2017, no México. Os protestos começaram em janeiro daquele ano, contra o aumento no preço dos combustíveis.
O vídeo em questão mostra o momento em que a caminhonete bate em um grupo de policiais, deixando oito feridos.
Conclusão
Os vídeos de protestos ocorridos no Chile são reais, mas são de manifestações ocorridas em novembro de 2019, contra o aumento no preço da passagem de metrô em Santiago, e de 2017, no México, contra o aumento no preço dos combustíveis. Na época, o presidente ainda era Sebastián Piñera e não Gabriel Boric, que tomou posse em março de 2022!
O post Manifestantes incendiaram o Chile em guerra civil por causa da eleição de Gabriel Boric? apareceu primeiro em E-farsas.