Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O Governo do Canadá está pagando para eutanásia dos pobres?

É verdade que o governo canadense está usando a “lei da eutanásia” para permitir que os pobres sejam “mortos com dignidade” pelo Estado? A afirmação surgiu em diversos sites e blogs na segunda quinzena de maio de 2022 e alerta para uma lei que estaria sendo colocada em prática no Canadá visando o extermínio dos […] O post O Governo do Canadá está pagando para eutanásia dos pobres? apareceu primeiro em E-farsas.

E-Farsas|

É verdade que o governo canadense está usando a “lei da eutanásia” para permitir que os pobres sejam “mortos com dignidade” pelo Estado?

A afirmação surgiu em diversos sites e blogs na segunda quinzena de maio de 2022 e alerta para uma lei que estaria sendo colocada em prática no Canadá visando o extermínio dos pobres naquele país.

De acordo com o que foi compartilhado, a “lei da eutanásia” estaria encorajando a morte dos pobres demais para continuar vivendo com dignidade e que o Estado estaria pagando para os pobres terem suas vidas encerradas pelo Governo.

Será que isso é verdade ou mentira?

Publicidade
E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

O Governo do Canadá está pagando para exterminar os pobres do país? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Em maio de 2021, o parlamento canadense aprovou a lei C-7, uma ampliação de outra lei aprovada em 2016, abrangendo mais grupos de pessoas em estado terminal aptas à eutanásia. Com a expansão, o governo canadense passou a cobrir “todas as outras aflições médicas“, deixando pacientes com problemas mentais para uma nova revisão da lei, prevista para 2023.

Publicidade

Não encontramos no texto da lei, que você pode conferir na íntegra aqui, nenhuma menção à situação financeira dos aptos à eutanásia. 

Casos emblemáticos

Em fevereiro de 2022, uma mulher de 51 anos de Ontário chamada de Sophia (seu nome real foi preservado), recebeu a morte assistida por médico depois que sua condição crônica se tornou intolerável. Como ela vivia abaixo da linha da pobreza e o auxílio que ela recebia do Governo era muito baixa, muitos críticos à Lei C-7 começaram a usar a situação financeira da mulher como se isso tivesse algum peso na decisão do Estado em lhe conceder o direito de morrer.

Publicidade

Dois meses depois, um segundo caso ganhou os jornais sensacionalistas: outra mulher, chamada Denise (nome igualmente fictício), solicitou o fim de sua própria vida alegando não ter onde morar enquanto luta para sobreviver com benefícios do Estado por invalidez. Sophia e Denise tem a mesma doença e a alegação da última é que se tivesse onde morar poderia controlar melhor suas condições para ter uma melhor qualidade de vida.

No entanto, conforme foi explicado por especialistas ao The Guardian, não ter onde morar e/ou “ser pobre” não são requisitos para autorizar a eutanásia.

Conclusão

É falsa a afirmação de que o Governo Canadá está pagando para que pobres sejam mortos! A “lei de eutanásia” foi aprovada em maio de 2021 como uma ampliação de lei anterior e não leva em conta a situação financeira do solicitante! 

O post O Governo do Canadá está pagando para eutanásia dos pobres? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.