Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira linha ucraniana: O povo se rebelou contra as vacinas da COVID na Ucrânia?

Vídeo mostra manifestantes invadindo prédios do governo e texto afirma que o ato é a primeira linha ucraniana contra as vacinas! Será verdade? O vídeo tem pouco mais de 3 minutos de duração e começou a ser compartilhado nas rede sociais na primeira quinzena de dezembro de 2021. De acordo com o texto que acompanha […] O post Primeira linha ucraniana: O povo se rebelou contra as vacinas da COVID na Ucrânia? apareceu primeiro em E-farsas.

E-Farsas|

Vídeo mostra manifestantes invadindo prédios do governo e texto afirma que o ato é a primeira linha ucraniana contra as vacinas! Será verdade?

O vídeo tem pouco mais de 3 minutos de duração e começou a ser compartilhado nas rede sociais na primeira quinzena de dezembro de 2021. De acordo com o texto que acompanha as imagens de manifestantes invadindo o que parece ser um órgão público, essa seria a primeira linha ucraniana contra a nova ordem invadindo palácios do governo daquele país!

O intuito dos protestos, segundo o texto, seria o total banimento das vacinas contra a COVID ou todos os políticos serão mortos pelo povo.

As publicações se espalharam no Facebook, no Twitter e também através de diversos grupos de WhatsApp, mas será que isso é verdade mesmo?

Publicidade
E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais na primeira quinzena de dezembro de 2021: “A primeira linha ucraniana contra a nova ordem está invadindo os palácios do governo… Ou o governo ucraniano bane as vacinas assassinas do covid da ucrânia ou os políticos serão todos mortos pelo povo.” (foto: Reprodução/WhatApp)

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas ele não tem nenhuma relação com as vacinas contra a COVID-19, pois esse flagrante foi gravado em 2014.

Publicidade

Em janeiro daquele ano, moradores da cidade ucraniana de Vinnytsa, no oeste do país, confiscaram os edifícios da administração regional e do conselho regional. Os manifestantes exigiam a renúncia do governador da região de Vinnytsia, Ivan Movchan. 

Podemos ver em publicações de 2014 como foi a ação dos manifestantes e o confronto com a Polícia:

Publicidade

Protestos semelhantes ocorreram simultaneamente no país naquela ocasião, conforme relatado por agências de notícias.

A lista oficial de mortos durante a revolução ucraniana de 2014 tem 130 nomes, sendo 18 policiais e 112 civis. 

Baixa adesão à vacinação

Apesar do vídeo de 2014 estar sendo compartilhado erroneamente como se fosse do povo ucraniano se rebelando contra a vacina em 2021, é verdade que o país está sofrendo com a baixa adesão à vacinação contra a COVID-19.

Segundo dados levantados pela agência de notícias portuguesa SIC Notícias, a Ucrânia é um dos países europeus com menor taxa de vacinação, com menos de 25% das 44 milhões de pessoas imunizadas. A baixa imunização fez explodir os casos da doença no país, que tem registrado um aumento de mortes em decorrência do coronavírus.

Também é verdade que pequenos grupos se organizaram para protestar contra a vacinação, como aconteceu em novembro de 2021, quando cerca de mil ucranianos se reuniram em Kiev para pedir o fim das vacinas.

Apesar do barulho gerado pelos protestos, não encontramos publicações que confirmem ameaças de morte contra os políticos como as publicações feitas nas redes sociais afirmam.

Conclusão

O vídeo que mostra manifestantes invadindo um prédio público foi filmado na Ucrânia, mas em 2014, e não tem nada a ver com a pandemia do novo coronavírus que só viria a ocorrer 6 anos depois!

O post Primeira linha ucraniana: O povo se rebelou contra as vacinas da COVID na Ucrânia? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.