Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sergio Moro mentiu sobre ter lido o livro ‘Dendeleão’ na sua infância?

A internet acusou o ex-ministro Sergio Moro de ter mentido ao dizer que leu o livro Dendeleão na infância, pois ele só teria sido lançado em 1995! Será mesmo? No dia 18 de abril de 2022, o ex-ministro Sergio Moro fez uma publicação em seu perfil no Twitter sobre o primeiro livro que ele teria […] O post Sergio Moro mentiu sobre ter lido o livro ‘Dendeleão’ na sua infância? apareceu primeiro em E-farsas.

E-Farsas|

A internet acusou o ex-ministro Sergio Moro de ter mentido ao dizer que leu o livro Dendeleão na infância, pois ele só teria sido lançado em 1995! Será mesmo?

No dia 18 de abril de 2022, o ex-ministro Sergio Moro fez uma publicação em seu perfil no Twitter sobre o primeiro livro que ele teria lido, ainda na infância. A postagem foi uma homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, onde Moro aproveitou para mostrar que a sua primeira leitura, ainda na infância, havia sido o livro ‘Dendeleão’. 

Acontece que algumas pessoas começaram a questionar a veracidade dessa informação, visto que o tal livro só teria sido lançado em 1995, quando Sergio Moro já tinha 23 anos de idade!

Será que o ex-juiz mentiu sobre sua primeira leitura infantil?

Publicidade
E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Se o livro só foi lançado em 1995, teria o ex-juiz mentido sobre sua primeira leitura? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A pesquisa que mostra que o tal livro havia sido lançado em 1995 existe e está catalogado no acervo da Biblioteca Nacional. No entanto, trata-se da 5ª edição do livro:

Publicidade
E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Reprodução/Biblioteca Nacional

A primeira edição foi lançada em meados da década de 1970, como podemos ver também no site do acervo da Biblioteca Nacional (quando a editora ainda era a Tecnoprint, que é a atual Ediouro):

Publicidade
E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Reprodução/Biblioteca Nacional

O livro ‘Dendeleão’ é de autoria do escritor e ilustrador norte-americano Don Freeman, e foi publicado pela primeira vez em 1964, em inglês. Em Dandelion, conhecemos a história de um leão que é barrado na entrada de uma festa… ninguém o reconhece por estar usando uma roupa muito chique.

A sorte do protagonista é que uma forte chuva faz com que ele volte a ter sua aparência antiga e, com isso, ele pôde entrar na festa e se divertir (desculpe o spoiler).

Na década de 1970, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros divulgava periodicamente um catálogo das obras que as editoras enviavam para a Biblioteca Nacional e, na edição de 1974, podemos confirmar que o livro ‘Dendeleão’, já traduzido para o português pela autora Stella Leonardos, havia sido enviado para o acervo da instituição:

E-Farsas
E-Farsas E-Farsas

Reprodução/Google Books

Conclusão

Não é verdade que a primeira edição do livro ‘Dendeleão’ foi publicada apenas em 1995! O livro ‘Dandelion‘ foi traduzido para o português por Stella Leonardos e lançado em 1974 sob o título de ‘Dendeleão’. Se esse foi mesmo o primeiro livro que Sergio Moro leu na sua infância, não temos como averiguar!

O post Sergio Moro mentiu sobre ter lido o livro ‘Dendeleão’ na sua infância? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.