E-Farsas Suíça oferece recompensa para quem delatar vizinho que usa aquecedor a mais de 19 graus?

Suíça oferece recompensa para quem delatar vizinho que usa aquecedor a mais de 19 graus?

Imagem mostra pôster oferecendo 200 francos para quem delatar seu vizinho que estiver aquecendo a casa a mais de 19 graus na Suíça! Será verdade? A foto surgiu nas redes sociais na segunda semana de setembro de 2022, e mostra um cartaz com o logotipo do governo federal suíço oferecendo uma recompensa de 200 francos […] O post Suíça oferece recompensa para quem delatar vizinho que usa aquecedor a mais de 19 graus? apareceu primeiro em E-farsas.

E-Farsas

Imagem mostra pôster oferecendo 200 francos para quem delatar seu vizinho que estiver aquecendo a casa a mais de 19 graus na Suíça! Será verdade?

A foto surgiu nas redes sociais na segunda semana de setembro de 2022, e mostra um cartaz com o logotipo do governo federal suíço oferecendo uma recompensa de 200 francos para quem denunciar o vizinho que esteja gastando muito gás para aquecer a sua casa. 

Segundo o que diz no anúncio, o vizinho que estiver aquecendo a casa acima de 19 graus deverá ser delatado através de um número de telefone, mas será que isso é real?

E-Farsas

E-Farsas

E-Farsas
Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “Pôster na Suíça: Se o seu vizinho aquece a casa a mais de 19 graus Celsius, ligue para nós. Recompensa de 200 francos por delatar seu vizinho por tentar aquecer sua casa.” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

É verdade que, devido à crise de energia, o governo federal da Suíça está pedindo para a população economizar energia no inverno. Em algumas regiões, fiscais estão acompanhando de perto o aquecimento de edifícios que usam sistemas com gás, restringindo a temperatura a, no máximo, 19 graus, sob pena de multa. No entanto, o pôster é falso e o governo suíço já informou que não está oferecendo recompensa para quem delatar alguém que esteja “abusando do gás”!

Em nota, o Departamento de Energia do governo da Suíça disse que o logotipo foi usado indevidamente e as investigações apropriadas para descobrir quem criou essa desinformação estão em andamento.

“Não existem tais cartazes federais, nem pedimos que as pessoas sejam denunciadas”, disse o departamento em nota.

Origem da foto

A imagem que se espalhou na web, em vários idiomas, é uma montagem feita com duas fotos disponíveis em sites que vendem fotografias para publicidade, como a Adobe Stock. A foto do pôster pode ser vista aqui nesse link e a da moça ao telefone está à venda aqui.

Compare abaixo as imagens reais com a montagem espalhada em setembro de 2022:

Conclusão

Não é verdade que o governo da Suíça está oferecendo recompensa para quem denunciar o vizinho que esteja aquecendo a casa acima de 19 graus! O pôster que circulou nas redes sociais é uma montagem!

O post Suíça oferece recompensa para quem delatar vizinho que usa aquecedor a mais de 19 graus? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas