E-Farsas Um cinegrafista esportivo correu mais rápido que os participantes da corrida?

Um cinegrafista esportivo correu mais rápido que os participantes da corrida?

Vídeo mostra uma prova de corrida em que o cinegrafista aparece correndo mais rápido que os competidores! Será verdade? O filme tem apenas 24 segundos de duração e voltou a circular nas redes sociais na segunda quinzena de maio de 2022. Nele podemos ver um homem apoiando uma grande câmera de TV, correndo ao lado […] O post Um cinegrafista esportivo correu mais rápido que os participantes da corrida? apareceu primeiro em E-farsas.

E-Farsas

Vídeo mostra uma prova de corrida em que o cinegrafista aparece correndo mais rápido que os competidores! Será verdade?

O filme tem apenas 24 segundos de duração e voltou a circular nas redes sociais na segunda quinzena de maio de 2022. Nele podemos ver um homem apoiando uma grande câmera de TV, correndo ao lado de um grupo de competidores no que parece ser uma prova de corrida. O que chama a atenção é que o cinegrafista corre muito mais rápido que os competidores!

Mas será que esse vídeo é real?

Verdade ou mentira?

Uma busca reversa utilizando imagens do vídeo nos levou a uma publicação feita no YouTube em agosto de 2016, pelo cineasta e editor britânico Jake S Waynne. No título do vídeo, Jake diz: 

“Powerade Commercial – cinegrafista olímpico ganha ouro”.

Na descrição do vídeo, o produtor afirma:

“Uma versão melhor do comercial Powerade que eu dirigi com Jim Canty no passado, e que parece estar recebendo muito interesse novamente!”  

O próximo passo foi fazer buscas usando o termo “Powerade Commercial” no YouTube. Entre os resultados, encontramos a postagem mais antiga, que havia sido feita também por Jake Wynne em 2007. Na ocasião, ele disse que havia dirigido esse comercial na África do Sul inspirado em um evento olímpico real de atletismo.

No site do produtor há outros trabalhos feitos por ele.

Caso real

Apesar desse vídeo ter se mostrado falso, há um vídeo bem parecido que já fez sucesso nas redes sociais de um caso real em que um cinegrafista correu tão rápido quanto os competidores.

No vídeo acima, um estudante da Universidade de Datong (China) ultrapassou os corredores em uma corrida de 100m e tudo isso com uma câmera na mão. 

Como explicado nesse vídeo aqui, o cinegrafista também era um corredor e se ofereceu para registrar o evento, o que não torna a sua façanha menos admirável! 

Conclusão 

O vídeo que mostra um cinegrafista correndo mais rápido que os competidores de uma prova de corrida é falso! Trata-se de um comercial de uma bebida que acabou se espalhando como se fosse real!

O post Um cinegrafista esportivo correu mais rápido que os participantes da corrida? apareceu primeiro em E-farsas.

Últimas