Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 Elon Musk não se vacinou nem apoia as vacinas?

Elon Musk não se vacinou nem apoia as vacinas?

Bilionário e dono de uma das mais valiosas empresas do ramo automobilístico foi alvo de suposições nas redes sociais que envolvem vacinação e o presidente da República

  • MonitoR7 | Do R7

Elon Musk

Elon Musk

GETTY IMAGES

O homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes. E a "Pessoa do Ano" de 2021, segundo a revista Time. Esse é Elon Musk, dono de uma montadora de automóveis elétricos, de uma fabricante de foguetes para voos espaciais e de uma indústria que pretende revolucionar o abastecimento de energia das casas, unindo telhas fotovoltaicas e um sistema de baterias para armazenar a energia gerada. Muitos o consideram um pensador do futuro.

Ele se tornou o personagem principal de publicações que estão circulando nas redes sociais sobre vacinas contra a Covid. Nelas consta a afirmação de que Musk não tomou a vacina. Até o momento desta checagem, a principal publicação tinha mais de 10,5 mil curtidas e 2,6 mil comentários.

As publicações trazem um atalho para reportagem com o título: "Elon Musk diz que não pretende tomar a vacina contra a Covid-19". A reportagem é verdadeira, e o título está correto. Refere-se a entrevista dada pelo bilionário ao The New York Times. Só que valia para a época da publicação. A reportagem é de setembro de 2020, quando ainda não existiam, no mundo todo, vacinas já aprovadas contra a Covid-19.

Na entrevista, Musk declarou que não se vacinaria, pois acreditava que a doença não apresentava perigo para ele, já que nem ele nem sua família faziam parte do grupo de risco. Naquele momento ainda se considerava que a doença era um perigo apenas para os mais idosos e vulneráveis.

De lá para cá, as vacinas foram desenvolvidas, testadas e aprovadas pelos principais órgãos sanitários e científicos do mundo. E a Covid-19 se mostrou muito mais perigosa do que se pensava, para pessoas de todas as idades e condições de saúde. A posição de Elon Musk mudou.

Em dezembro passado, na entrevista de capa da revista Time em que ele foi declarado a "Pessoa do Ano", o bilionário afirmou que a ciência é "inequívoca". Na mesma entrevista, Musk afirma que ele e seus filhos estão vacinados, com exceção do mais novo, que ainda não tem idade para receber o imunizante. 

Antes disso, ainda em abril de 2021, o dono da Tesla publicou em seu perfil do Twitter um esclarecimento sobre o assunto. "Apoio vacinas em geral e vacinas contra a Covid especificamente" disse Musk. Veja o tuíte: 

Um dos motivos para a falsa informação sobre Musk e a vacina ter se propagado facilmente é que, no passado, o bilionário já tinha demonstrado desconfiança sobre a pandemia e mesmo sobre a própria doença. E ele já se manifestou abertamente contrário aos passaportes vacinais e a qualquer tipo de obrigação em relação às vacinas.

Em entrevista ao The New York Times, Musk afirma que não concorda que o governo exija que as pessoas se vacinem. Para ele, os não vacinados estão "correndo riscos, mas as pessoas fazem coisas arriscadas o tempo todo".

Dessa forma, não é verdade que Elon Musk não foi vacinado. Apesar de demonstrar certo ceticismo quanto aos passaportes vacinais e já ter apresentado desconfiança em relação à pandemia, o bilionário apoia a vacinação e confia nos imunizantes. 

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe-a para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777.

Não é verdade que Elon Musk não se vacinou e é contrário às vacinas

Não é verdade que Elon Musk não se vacinou e é contrário às vacinas

Reprodução Arte R7

Últimas