Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

STF

Em áudio, jurista defende golpe de estado?

Foto do jurista Modesto Carvalhosa acompanha áudio com críticas ao STF e ao Congresso Nacional

Manifestantes em ato pró-Bolsonaro em São Paulo no feriado de 7 de setembro

Manifestantes em ato pró-Bolsonaro em São Paulo no feriado de 7 de setembro

Miguel Schincariol/AFP -

Está circulando nas redes sociais um áudio de 13 minutos, atribuído ao advogado Modesto Carvalhosa, em que é feita a defesa de medidas como a prisão de ministros do STF e o fechamento do Congresso Nacional.

A publicação, além do áudio, inclui uma foto de Carvalhosa, o nome dele, a palavra "jurista" e a frase: "O que vai acontecer dentro da lei", que resumiria o conteúdo  do áudio. Essa postagem pode ser encontrada no Facebook e no YouTube, com mais de 10 mil visualizações.

No áudio, feito após as manifestações pró-governo em sete de setembro, a voz masculina classifica os atos como “estardalhaço das ruas” e afirma que em São Paulo foram registradas mais de 3 milhões de pessoas nas ruas. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram contabilizadas 125 mil pessoas na Avenida Paulista.

Ainda na fala, a pessoa faz duras críticas ao Supremo Tribunal Federal(STF), que é classificado como um “amontoado de canalhas”; acusa as eleições de 2018 terem sido fraudadas; e projeta cenários golpistas para o futuro do país. Ali, é sugerido ao presidente Jair Bolsonaro(sem partido) que decrete um estado de sítio e que feche o Senado e a Câmara dos Deputados, além de prender ministros do STF.

No entanto, o áudio é falso. Em contato com o Monitor7, o advogado Modesto Carvalhosa negou ser o autor da publicação. “Esse áudio é absurdamente falso, e foi colocado de uma maneira criminosa, pois atribui a uma pessoa uma série de ideias sobre um assunto seríssimo, que é esse assunto institucional, atribuindo a uma pessoa um chamamento a um golpe de estado. É um abuso absoluto das redes sociais permitirem que aconteça uma coisa dessas”.

Carvalhosa reitera que diferentemente do que é dito no áudio, as ações propostas não estão “dentro da lei”, e que na verdade, caracterizam um golpe de estado: “Ali é uma proposta de golpe de estado, dizendo que na Constituição pode se fechar o Poder Legislativo e o Judiciário. E acha que é muito constitucional. Eu nunca vi isso. É muito vulgar, grosseiro e primário em matéria de Constituição e de Direito”.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

Advogado Modesto Carvalhosa não é o autor de áudio que circula nas redes sociais

Advogado Modesto Carvalhosa não é o autor de áudio que circula nas redes sociais

Reprodução/ Artes: R7

Últimas