Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Erupção de vulcão pode causar tsunami no Brasil?

Viralizou nas redes sociais a notícia de que atividades vulcânicas em ilha espanhola poderiam afetar diretamente cidades brasileiras

MonitoR7|Do R7

Vulcão em Cumbre Vieja, na ilha de La Palma,
está no alerta amarelo para erupção
Vulcão em Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, está no alerta amarelo para erupção Vulcão em Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, está no alerta amarelo para erupção

A possibilidade de um tsunami no Atlântico, que afetaria as cidades do Litoral brasileiro, foi um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil, nesta quinta-feira(16). O tsunami seria consequência de uma possível erupção de vulcão localizado na ilha La Palma, no arquipélago das Ilhas Canárias. Apenas no Twitter foram mais de cem mil publicações sobre o assunto. 

Apesar de pertencer à Espanha, a ilha La Palma fica na costa da África, na altura do Marrocos. A ilha tem pouco mais de 700 quilômetros quadrados de área e uma população com menos de 90 mil pessoas. De formação vulcânica, a ilha tem grande cobertura vegetal e é considerada Reserva da Biosfera, pela Unesco.

Na última segunda(13), o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias(Pevolca), elevou o nível de alerta para amarelo, na região da ilha chamada de Cumbre Vieja, onde ficam os vulcões.

O nível amarelo é o segundo de quatro níveis para medir o risco de erupçoes. Com o alerta nível amarelo, são reforçadas as informações destinadas à população, a vigilância e o monitoramento da atividade sísmica e vulcânica.

Publicidade

Entre as postagens sobre o assunto, algumas diziam que existia uma possibilidade de que a erupção fosse seguida de um tsunami. E esse fenômeno, que provoca ondas gigantescas no mar, afetaria a costa brasileira, do nordeste até o Rio de Janeiro.

Ouvido pelo Monitor7, O professor Aderson Nascimento, coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, explicou que as atividades vulcânicas nessa região são comuns e que o nível de alerta atual não é suficiente para causar preocupação. 

Publicidade

O professor afirma que, para chegar ao Brasil, o tsunami teria que ser de grandes proporções. "A atividade vulcânica teria que ser excepcional para derrubar uma parte da ilha e provocar um deslizamento gigantesco em relação ao mar. Se isso acontecesse, poderia haver um tsunami”, segundo Aderson Nascimento.

Portanto, é verdadeiro que a atividade vulcânica nesta ilha espanhola tem potencial para gerar um tsunami que chegaria até a costa brasileira. No entanto, seria uma situação muito atípica, um fenômeno raro. E, pelas informações disponíveis até o momento, seria improvável.

Publicidade

As autoridades locais garantem que monitoram a situação e vão divulgar alertas caso seja registrada alguma mudança significativa.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

Situação seria rara, mas probabilidade, ainda que ínfima, é verdadeira
Situação seria rara, mas probabilidade, ainda que ínfima, é verdadeira Situação seria rara, mas probabilidade, ainda que ínfima, é verdadeira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.