Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

MonitoR7 EUA derrubou a vacinação universal contra a covid-19?

EUA derrubou a vacinação universal contra a covid-19?

A Suprema Corte americana teria acabado com obrigatoriedade, por falta de evidências de eficácia das vacinas

  • MonitoR7 | Do R7

Vacinação será suspensa nos EUA?

Vacinação será suspensa nos EUA?

EFE/EPA/ERIK S. LESSER

Um leitor do MonitoR7 pediu para que apurássemos as informações de uma mensagem que está viralizando no WhatsApp, com a afirmação de que os Estados Unidos derrubaram a vacinação universal no país. O texto está com a tarja de"encaminhado com frequência".

Esta anulação da imunização teria sido definida pela Suprema Corte americana(equivalente ao nosso STF), em processo movido "por um grupo de cientistas liderado pelo senador Robert F. Kennedy Jr", segundo o texto.

Robert F. Kennedy Jr., sobrinho do ex-presidente americano John F. Kennedy, na verdade não é senador e muito menos cientista. Ele é um advogado especializado em Direito Ambiental e um reconhecido militante anti-vacinas. Em fevereiro passado ele teve a conta excluída do Instagram, por disseminar informações falsas sobre a vacinação.

Ainda de acordo com o texto, a decisão pela anulação da vacinação teria sido definida porque Bill Gates, Anthony Fauci - cientista chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas - e a indústria farmacêutica não teriam conseguido comprovar a eficácia das vacinas. O texto não explica porque o empresário Bill Gates teria sido chamado a se manifestar sobre essa questão.

O MonitoR7 verificou pela internet que não há nenhum processo com esse teor e envolvendo essas partes na Suprema Corte dos Estados Unidos. Além disso, apesar da vacinação contra Covid-19 ser promovida e incentivada pelo governo federal, a questão da obrigatoriedade ou não da vacina nos EUA tem sido definida a nível estadual.

Outro ponto citado pela mensagem é que a vacina do RNA mensageiro, como as produzidas pela Pfizer e pela Moderna, seria uma "arma genética com danos irreparáveis". Em agosto, o MonitoR7 já desmentiu esta relação entre os imunizantes que utilizam esta tecnologia e o DNA humano. Leia Abaixo:

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 9 9240-7777

Corrente viral no Whatsapp

Corrente viral no Whatsapp

REPRODUÇÃO/ARTE R7

Últimas