STF

MonitoR7 Faculdade fez propaganda ironizando ministros do STF?

Faculdade fez propaganda ironizando ministros do STF?

Publicação em rede social mostra placa publicitária com críticas a ministros do Supremo

Dias Toffoli e Gilmar Mendes, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)

Dias Toffoli e Gilmar Mendes, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)

Adriano Machado/Reuters

Uma publicação circula em grupo aberto do Facebook, com a manchete “Faculdade de São Paulo causa polêmica usando ministros do STF em outdoor”, e abaixo, a imagem de uma placa publicitária, com mensagem atribuída à Unipec(União Paulista de Educação e Cultura).

Na placa, são usadas as imagens dos ministros Gilmar Mendes, Carmen Lúcia e Dias Toffoli e, ao lado dos magistrados, o texto: “Não pague mico. Não seja como um ministro do STF, saiba o que está fazendo!”. E, logo abaixo: "Estude Direito na Unipec. Inscrições abertas 2020", junto com o logotipo da instituição de ensino.

A publicação original é de agosto de 2019, mas voltou a ser compartilhada nesta sexta-feira(03) em grupo com mais de 750 mil membros. A postagem recebeu mais de dez mil novas curtidas e dois mil compartilhamentos.

No entanto, a placa mostrada na postagem é falsa e se trata de uma montagem. A UNIPEC divulgou em 2019 uma nota de esclarecimento, quando a montagem foi veiculada pela primeira vez, informando que não partiu dela a veiculação do outdoor e que não se responsabilizava pela mensagem.

“As notícias envolvendo a publicação de propaganda(outdoor), usando ministros do STF, não foram veiculadas por esta instituição, portanto a Unipec cursos não tem nenhuma responsabilidade sobre estas fake news (notícias falsas)”, diz trecho da nota da instituição.

Através de uma busca reversa de imagens foi possível localizar a fotografia original, que mostra publicidade completamente diferente naquela placa. Veja abaixo.

Foto verdadeira da placa publicitária

Foto verdadeira da placa publicitária

Reprodução: MARCA Mídia Outdoor

O outdoor original veícula a propaganda de uma clínica de estética e teve a imagem divulgada inicialmente em fevereiro de 2019.

Após localizarmos na internet a página da empresa que faz a colocação das placas, foi possível identificar que o outdoor foi colocado em uma avenida no município de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba, capital do Paraná.

Você tem uma informação que gostaria que fosse checada? Envie mensagem para o MonitoR7, por WhatsApp ou Telegram: (11) 9-9240-7777

A foto acima é uma montagem

A foto acima é uma montagem

Reprodução/ Artes: R7

Últimas