MonitoR7 Fake news persistente volta a dizer que presidente Bolsonaro financiou ponte em Mato Grosso

Fake news persistente volta a dizer que presidente Bolsonaro financiou ponte em Mato Grosso

Narrador de um vídeo viral diz que obra ainda não concluída na rodovia MT-326 seria do governo federal, mas, na verdade, foi iniciada pelo governador Mauro Mendes, com dinheiro do Estado

  • MonitoR7 | Diego Alejandro, do R7*

Ponte está sendo feita com dinheiro estadual

Ponte está sendo feita com dinheiro estadual

Marcos Vergueiro/Secom-MT

A ponte de concreto na rodovia MT-326, sobre o Rio das Mortes, não foi financiada ou construída por Jair Bolsonaro (PL) ou pelo governo federal. Esse boato começou a circular após um vídeo de meados de 2021 ressurgir neste ano. Nele, um apoiador do presidente exalta a ponte e reclama do custo da balsa que opera no rio.

"Olha a obra do Bolsonaro aí, cambada nojenta de apoiadores do PT (...) Essas balsas ficam 24 horas trabalhando, roubando do povo." Uma postagem, contendo o vídeo, voltou a circular no dia 24 de março, quando alcançou mais de 25 mil visualizações.

A ponte terá 483 metros de extensão e quando for inaugurada será a maior do Estado. Interligará os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, região do Médio-Araguaia. Foi orçada em R$ 52 milhões e estava prevista para 2021, mas a data mudou para o primeiro semestre de 2022.

Ao jornal mato-grossense Olhar Direto, o próprio governador do Estado, Mauro Mendes (União), desmentiu o boato quando ele surgiu pela primeira vez, em julho de 2021: "O que chamou nossa atenção é que em vários grupos de WhatsApp algumas pessoas pegaram a ponte, fizeram foto e falaram que era obra do governo federal. Mentira. Essa ponte é uma obra [feita] 100% com dinheiro do Estado de Mato Grosso".

Não é a primeira vez que dão a autoria de obras a Bolsonaro. Em novembro de 2021, o MonitoR7 desmentiu uma fake news que atribuia à atual gestão uma barragem do RN, iniciada no governo do ex-presidente José Sarney e concluída em 2002.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe para o MonitoR7, que nós checamos para você (11) 99240 7777.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Marcos Rogério Lopes.

Últimas