Presidente dos EUA, Joe Biden, condecorou heróis de guerra nesta semana
Nicholas Kamm/AFP - 1º.7.2022A imagem da condecoração de um veterano de guerra na Casa Branca se tornou motivo de piada nas redes sociais, pois supostamente o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teria se confundido e colocado a medalha ao contrário, com a insígnia ficando nas costas e o laço em volta do pescoço do homenageado.
No entanto, essa informação não é verdadeira. A má-qualidade do vídeo viral, que passa dos 2 milhões de visualizações no Twitter, induz os usuários a terem essa interpretação. Mas o líder norte-americano coloca a medalha de honra, o maior reconhecimento das Forças Armadas do país, de maneira correta.
Por se tratar de um laço curto, em que a medalha fica mais próxima ao pescoço, se cria a impressão de estar ao contrário. No vídeo abaixo, é possível enxergar a medalha, colocada do lado correto:
O evento em questão aconteceu na última terça-feira (5), quando Biden concedeu para quatro veteranos da Guerra do Vietnã a medalha de honra, pelos atos de bravura deles durante o conflito.
Segundo o centro do Exército dos Estados Unidos de história militar, mais de 3.400 pessoas — entre soldados, marinheiros, aviadores, fuzileiros navais e membros da guarda costeira — já foram homenageados com a honraria, criada em 1861.
O homem homenageado que apareceu nas publicações enganosas se chama Dwight Birdwell. Ele foi condecorado pelos atos de heroísmo em 1968, durante a guerra do Vietnã, quando, em um ataque contra uma base aérea americana, Birdwell resistiu, ajudou o comandante de um dos tanques e, ao invés de escapar, liderou um pequeno grupo para conter o avanço dos "vietcongs" até chegar reforço.
Motivada por conflitos ideológicos entre o Vietnã do Norte e do Sul, em que cada governo lutava pela unificação do país, mas, sob sua devida liderança, a Guerra do Vietnã perdurou entre 1959 e 1975. Estima-se que entre 1,5 milhão e 3 milhões de pessoas tenham morrido durante os conflitos.
Os Estados Unidos apoiaram o lado sul vietnamita, enquanto a União Sovética dava apoio ao lado norte do país.
Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7, que nós a checamos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br
*Estagiário do R7, com edição de Raphael Hakime