Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falso: Boato antigo na internet diz que Lea Michele, de 'Glee', não sabe ler nem escrever

Atriz e cantora americana brinca e sempre responde aos fãs quanto ao assunto, mas as teorias da conspiração persistem

MonitoR7|Eduardo Reis*, do R7

Boato de que Lea Michele não sabe ler nem escrever viralizou nas redes sociais
Boato de que Lea Michele não sabe ler nem escrever viralizou nas redes sociais Boato de que Lea Michele não sabe ler nem escrever viralizou nas redes sociais

A atriz e cantora Lea Michele, conhecida por interpretar Rachel Barry na série Glee, é alvo de uma antiga teoria da conspiração da internet. Por mais absurda que a história pareça, há internautas que acreditam que a artista americana seja analfabeta.

O boato começou em 2018, quando os podcasters Jaye Hunt e Robert Ackerman detalharam, durante o episódio de um programa deles, os motivos de acreditarem que Lea não sabe ler nem escrever.

O primeiro fator seria o método de trabalho da atriz, sobretudo na série Glee. A autobiografia da colega de elenco Naya Rivera explica que Michele não tinha muitos instintos em cena, mas, sim, que reproduzia fielmente o que o diretor falava com ela minutos antes de gravar a cena.

Esse trecho do livro fez com que internautas acreditassem que ela utilizava um ponto eletrônico para se comunicar com a equipe nos bastidores. Ou seja, eram sinais de que a estrela não lia o roteiro do programa e precisava de constante apoio para a gravação do seriado.

Publicidade

Outro elemento citado para corroborar a teoria de que ela não tenha sido alfabetizada foi o começo precoce na carreira artística. Desde a primeira infância, Lea pisa em palcos e estúdios e isso faz com que algumas pessoas acreditem que a atriz não frequentou assiduamente a escola para aprender a ler ou escrever totalmente. Mas sim que ela aprendia as coisas memorizando, assim como relatado por Naya em sua obra.

A vida pessoal da artista, segundo a teoria, também era um indicativo. A maioria das legendas de fotos no Instagram de Michele são apenas emojis, já nos outros casos eram frases simples com até três palavras.

Publicidade

A suposta inaptidão da atriz com a escrita foi apontada também em uma participação do elenco de Glee no famoso talk show de Ellen Degeneres. Internautas argumentaram que Lea era sempre a última a participar das dinâmicas escritas de jogos, além de não saber a grafia do nome dos colegas e ficar de olho nas respostas dos outros.

Porém, não é bem assim

Lea Michele sempre brinca quando o assunto vem à tona. Durante um evento da Broadway para estudantes do ensino médio, ela comentou que "não precisa ir para a faculdade para trabalhar com dramaturgia". "Há um boato de que eu não sei ler nem escrever, deve estar relacionado com o fato de eu não ter curso superior", disse na ocasião.

Publicidade

Amigos, colegas de elenco de Glee e jornalistas já desmentiram a teoria de que ela foi devidamente alfabetizada e sabe até ler partituras.

A atriz, inclusive, é autora de dois livros, Diário de uma Estrela em Ascensão e You First, obra autobiográfica e de aconselhamento, respectivamente. Além disso, ela já apareceu em diversas imagens assinando autógrafos e dedicatórias para os fãs.

Nesta semana, Lea Michele apareceu em um vídeo da Storyline Online, site especializado em literatura infantil. Na publicação, a artista lê a história Rosie Revere, a Engenheira para os seguidores do portal e põe fim às especulações sobre não saber ler.

Veja o vídeo

*Estagiário do R7, sob supervisão de Camila Juliotti

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.