MonitoR7 Falso: craque da seleção brasileira no início do século 20 não fez mais gols que Pelé

Falso: craque da seleção brasileira no início do século 20 não fez mais gols que Pelé

Erro de digitação ampliou marca do artilheiro Arthur Friedenreich; é impossível comprovar mesmo os gols supostamente feitos

  • MonitoR7 | Gabriel Herbelha*, do R7

Friedenreich nos anos 30, defendendo o São Paulo

Friedenreich nos anos 30, defendendo o São Paulo

Arquivo Estadão Conteúdo

Nesta semana completam-se 130 anos do nascimento de um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, embora ele não seja tão conhecido pelo público. Estamos falando de Arthur Friedenreich, um paulista de 18 de julho de 1892 que, segundo uma informação falsa muito difundida, teria feito mais gols que Pelé.

Conhecido como Fried, o atacante iniciou a carreira ainda na primeira década do século passado, em 1909, no Germânia, e ficou 26 anos atuando em diversos times, como o Paulistano e o Ypiranga (tradicionais clubes paulistas), além de gigantes ainda em atividade no país, como Santos, São Paulo e Flamengo. Ele morreu em 6 de setembro de 1969, com 77 anos.

A grande polêmica relacionada ao jogador tem a ver com a quantidade de gols que marcou na carreira. Desde o século passado, é dito que Friedenreich teria marcado 1.329 gols, o que faria dele o maior artilheiro da história do futebol, inclusive à frente de Pelé, que tem 1.281.

Os números do artilheiro teriam sido levantados por um ex-companheiro de equipe, Mário Andrada, que afirmava que Fried havia marcado 1.239 gols. Esse dado, no entanto, que não seria suficiente para passar Pelé no ranking, nunca foi comprovado.

A confusão com o suposto recorde do jogador ganhou força na década de 1960 graças a um erro de digitação. No livro Os Gigantes do Futebol Brasileiro, escrito por João Máximo e Marcos de Castro, ao se referir aos supostos gols de Fried, em vez de 1.239, eles registraram 1.329. 

Ou seja, nem o recorde nem parte considerável dos gols marcados podem ser comprovados devido à falta de registros e súmulas dos jogos disputados em sua época.

Segundo dados obtidos por meio do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, com todos os registros encontrados, foi possível confirmar que Fried marcou 595 gols em 605 jogos. Um feito impressionante, que o deixou com uma média de 0,98 gol por partida.

Supera Pelé e Messi na média de gols

Friedenreich: média de 0,98 gol por partida (595 gols);

Pelé: média de 0,94 gol por partida (1.281 gols);

Messi: média de 0,79 gol por partida (769 gols);

Cristiano Ronaldo: média de 0,72 gol por partida (815 gols);

Maradona: média de 0,50 gol por partida (345 gols).

Friedenreich ao lado de Pelé no fim dos anos 60

Friedenreich ao lado de Pelé no fim dos anos 60

Arquivo Estadão Conteúdo

Para a Fifa, órgão internacional que comanda o futebol mundial, Pelé fez 1.281 gols ao longo de sua carreira. A marca também é referendada pela Conmebol, organização sul-americana de futebol.

O Guinness World Records, livro de registro de recordes ao redor do mundo, também reconheceu Pelé, em 2013, como o maior artilheiro da história do futebol mundial, graças aos seus 1.279 gols marcados na carreira (2 gols foram desconsiderados pela publicação).

Friedenreich também é lembrado no site do livro dos recordes, em que se afirma que ele marcou mais de 1.300 gols em sua carreira, mas que parte deles não foi documentada, invalidando o eventual recorde. Clique aqui e veja a matéria do Guiness (em inglês) em que os dois brasileiros são citados.

Apesar de não ser capaz de comprovar grande parte dos gols de Fried, também conhecido como El Tigre, é inegável que ele obteve sucesso dentro das quatro linhas, sendo um dos primeiros craques do futebol brasileiro, em uma época em que o desporto engatinhava no país.

Entre seus feitos, está o posto de ter sido artilheiro do Campeonato Paulista por oito vezes. Além disso, Friedenreich representou a seleção brasileira em seu primeiro jogo da história, em julho de 1914, assim como participou da primeira vitória da equipe canarinho.

Ficou em dúvida sobre uma mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7 que nós a checaremos para você: (11) 9 9240-7777 ou monitor@recordtv.com.br

*Estagiário do R7, com edição de Marcos Rogério Lopes

Últimas